Topo

Agência Europeia inclui coágulos sanguíneos raros como efeito colateral da vacina J&J

20/04/2021 14h06

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) estimou nesta terça-feira (20) que os coágulos sanguíneos devem ser considerados efeitos colaterais "muito raros" da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo laboratório Johnson & Johnson. A entidade, que não informou se a vacinação com o imunizante será iniciada no bloco, afirma que os benefícios da Janssen continuam a superar os riscos.

A EMA estabeleceu "uma possível ligação" entre a vacina J&J e os casos relatados de coágulos sanguíneos. Por isso, as ocorrências devem ser listadas como "efeitos colaterais muito raros" do imunizante Janssen.

O regulador europeu "vê um possível vínculo com raríssimos casos de coágulos sanguíneos incomuns associados às plaquetas sanguíneas baixas". A agência acrescentou, no entanto, que isso "confirma que o saldo global de benefícios de riscos continua sendo positivo".

A agência, com sede em Amsterdã, afirmou que seu comitê de farmacovigilância (PRAC) "concluiu que uma advertência sobre os coágulos sanguíneos raros com plaquetas baixas deve ser adicionada às informações" sobre a vacina da J&J.

Efeitos colaterais semelhantes aos da AstraZeneca

A EMA indicou que os efeitos colaterais provocados pela Janssen "eram muito semelhantes aos ocorridos com a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZneca", repatizada de Vaxzevria.

Os oito casos examinados pela agência europeia correram nos Estados Unidos, após 7 milhões de pessoas terem sido vacinadas. Eles foram registrados somente em mulheres, com menos de 60 anos. Mas por enquanto, "fatores de risco específicos não podem ser determinados".

Vacinação suspensa

A Johnson & Johnson suspendeu na semana passada o início da distribuição de sua vacina na Europa, aguardando a conclusão desse estudo da EMA. O diretor financeiro do laboratório americano afirmou hoje que continua "100% confiante" no imunizante. Ele espera que em breve uma solução será encontrada com as agências reguladoras para a sua utilização. A vacina Janssen está atualmente suspensa na Europa e nos Estados Unidos.

As autoridades sanitárias americanas recomendaram na terça-feira (13) da semana passada "uma pausa" na utilização da vacina da Johnson & Johnson, durante a investigação sobre a ocorrência dos vários casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com a Janssen.

(Com informações da AFP)