Topo

13 milhões de franceses decidiram abandonar mundo digital na pandemia em 2020

06/05/2021 16h16

"Iletronismo" é a transposição do conceito de analfabetismo para o mundo digital e hoje atinge cerca de 13 milhões de pessoas na França. A crise da Covid-19 acentuou significativamente essa divisão digital na população mais velha.

Por Vicenta Linares

Estudos sobre o tema "iletronismo" mostram que a França não é uma boa aluna. Embora o país se orgulhe de que 90% de seus cidadãos possuem pelo menos um computador, smartphone ou tablet, quase 13 milhões de pessoas desistiram de se conectar em 2020.

O fenômeno dos "abandonadores", ou seja, todos aqueles que abandonam totalmente a rede, ganha espaço com a crise da Covid-19: quase um em cada cinco adultos não usa nenhuma ferramenta digital ou as abandona por dificuldades.

Essa exclusão digital silenciosa parece afetar especialmente as pessoas mais velhas. Mais de 53% daqueles com 75 anos ou mais não têm equipamentos conectados e mais de 64% nunca usaram a internet no último ano, segundo estudos realizados por associações, empresas ou instituições.

Mas às vezes a idade não é um fator determinante. Os jovens também podem ser afetados pelo iletronismo, pois 12% deles dizem que se sentem incomodados com ferramentas digitais, de acordo com a maioria dos estudos. Eles se dizem desamparados quando o uso da tecnologia digital se torna menos divertido, ou se sentem completamente isolados quando a conexão falha.

Necessidade de apoio

Laurent Levasseur, diretor da Bluelinea, empresa especializada em soluções digitais para idosos, explicou à RFI que "o iletronismo sofrido por grande parte de nossos idosos é também um espelho do que podemos vivenciar no mundo real, ou seja, o isolamento dos idosos, quer no seio da família, mas também, de forma mais simples, geográfica, quando estão sozinhos em casa ".

"Muitos departamentos, grandes empresas, institutos e fundações disponibilizaram milhares de tablets para que os idosos possam se conectar. Esses dispositivos funcionaram muito bem em asilos, porque havia funcionários no local que garantiam essas conexões digitais, mas para as pessoas em casa foi mais complicado ", continua ele.

"Atualmente, podemos considerar que na França a questão do iletronismo é levada muito mais a sério em comparação com outros países europeus, mas também podemos ver que não é suficiente fornecer um computador e uma conexão de internet aos idosos para que eles saibam como para utilizá-lo, o suporte a ferramentas digitais é o novo desafio do iletronismo ", conclui Levasseur.