Topo

Esse conteúdo é antigo

Petição para cancelar Olimpíadas de Tóquio por causa de pandemia pede "prioridade à vida"

14/05/2021 05h47

Uma petição para cancelar as Olimpíadas de Tóquio com mais de 351.000 assinaturas foi enviada à governadora da cidade na sexta-feira (14), com um apelo às autoridades para que "priorizem a vida".

A petição online intitulada "Cancele as Olimpíadas de Tóquio para proteger nossas vidas" foi lançada no início deste mês por Kenji Utsunomiya, advogado e ex-candidato ao governo de Tóquio.

Ele reuniu assinaturas mais rápido do que qualquer petição anterior na plataforma Change.org no Japão, o que "reflete a opinião pública" sobre o assunto, segundo Utsunomiya.

As pesquisas mostram consistentemente que a maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos neste ano, favorecendo um novo adiamento ou o cancelamento devido à pandemia do coronavírus.

"Acho que as Olimpíadas desta vez são sobre se priorizamos a vida ou uma cerimônia e evento chamados Olimpíadas", disse Utsunomiya a repórteres.

Ele pediu à governadora de Tóquio, Yuriko Koike, que pedisse ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o cancelamento dos Jogos.

"O COI tem o direito de decidir, mas Tóquio, como cidade-sede, deve pedir ao COI o cancelamento", disse ele.

A petição também está sendo enviada ao COI e ao Comitê Paraolímpico Internacional, bem como aos organizadores locais e ao governo nacional.

Japão enfrenta quarta onda da pandemia

O documento é apresentado no momento em que o Japão batalha uma quarta onda de infecções por vírus, com Tóquio e cinco outras prefeituras em estado de emergência.

A medida deve ser expandida para outras três regiões, incluindo o norte de Hokkaido, onde está prevista a maratona olímpica, ao invés do calor escaldante do verão de Tóquio.

Utsunomiya advertiu que "realizar as Olimpíadas nessas circunstâncias significa que recursos médicos preciosos devem ser reservados para os Jogos".

Na quinta-feira, um sindicato de médicos alertou que era "impossível" realizar os Jogos com segurança durante a pandemia, mas os organizadores dizem que as medidas preventivas contra o vírus manterão os atletas e o público japonês a salvo.

Utsunomiya disse que a petição continuaria a reunir assinaturas "até que o cancelamento seja anunciado", e afastou as preocupações sobre o custo de descartar o grande evento. "A vida das pessoas é mais importante do que dinheiro", disse ele.

Nos últimos dias, os organizadores realizaram uma série de eventos-teste de sucesso, inclusive com atletas internacionais, o que, segundo eles, mostra que seus protocolos funcionarão.

Mas a oposição não mostra sinais de ceder, e várias estrelas do esporte japonês expressaram preocupação nos últimos dias, incluindo a campeã de tênis Naomi Osaka e o vencedor do Masters de golfe, Hideki Matsuyama.

(com informações da AFP)