Topo

Esse conteúdo é antigo

França alcança marca de 20 milhões de pessoas vacinadas contra a covid-19

Frascos vazios de vacinas contra a covid-19 são descartados após serem usados na imunização em Paris, na França - 13.mar.2021 - Martin Bureau/AFP
Frascos vazios de vacinas contra a covid-19 são descartados após serem usados na imunização em Paris, na França Imagem: 13.mar.2021 - Martin Bureau/AFP

15/05/2021 13h30

A França alcançou neste sábado (15) a marca de 20 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19 - que tenham recebido pelo menos uma primeira dose. O anúncio foi feito pelo presidente Emmanuel Macron em um tweet, marcando o sucesso em alcançar a meta estabelecida pelo próprio governo.

"20 milhões de franceses foram vacinados!", também publicou o primeiro-ministro Jean Castex nas redes sociais. "A todos os que se mobilizaram para alcançar este objetivo: obrigado pelo empenho e pela mobilização excepcional. A todos os nossos compatriotas elegíveis que ainda não foram vacinados: acessem o sante.fr", acrescentou o premiê, em referência ao site oficial do governo.

O número exato de pessoas vacinadas pelo menos por uma primeira dose ainda não está disponível. De acordo com os últimos dados divulgados na noite desta sexta-feira (14), 19.706.931 pessoas receberam pelo menos uma injeção e 8.705.141 pessoas receberam duas injeções. Os números correspondem a 13% da população total e 16,6% da população adulta na França.

Pela manhã, Jean Castex se declarou "bastante otimista" para alcançar a meta de 20 milhões de vacinados neste sábado, durante uma visita ao centro de vacinação da Porta de Versalhes, em Paris.

Perspectivas do fim da crise

O governo estabeleceu para si a meta de conquistar a marca de 20 milhões para as primeiras doses injetadas até 15 de maio, e 30 milhões um mês depois. "Este é um momento muito importante para todo o país, porque reforça as perspectivas do fim da crise, que também são reforçadas pela evolução dos dados da epidemia, que está regredindo em toda a parte" na França, acrescentou Jean Castex.

Na noite desta sexta-feira, o país observou mais uma queda no número de hospitalizações pela Covid-19: 4.352 pacientes em serviços de cuidados intensivos, contra 6.001 registrados em 26 de abril.

"O próximo objetivo, de 30 milhões de vacinados pela primeira vez, está ao nosso alcance", insistiu o primeiro-ministro, que apoia sua meta na abertura da vacinação para todos os adultos desde 12 de maio.

(Com AFP)