Topo

Família real está "feliz" por nascimento de filha de Harry e Meghan, que leva o nome da rainha e Diana

06/06/2021 16h31

A família real britânica, encabeçada pela rainha Elizabeth II e o príncipe Charles, declararam ter ficado "felizes" com o nascimento da filha do príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, cujo nome é uma homenagem à soberana e a sua avó paterna, a princesa Diana. Lilibet Diana nasceu na sexta-feira (4) na Califórnia, com 3,5 kg.

Um porta-voz do Palácio de Buckingham declarou que a rainha, seu filho Charles e sua esposa Camila, assim como o príncipe William e sua esposa, Kate, "foram informados e estão felizes pela novidade do nascimento de uma filha do duque e a duquesa de Sussex". A chegada da menina ocorre após mais de um ano de turbulências na família real, em que Harry não só abriu mão das suas obrigações reais e optou por viver com Meghan nos Estados Unidos, como o casal revelou, em entrevistas, detalhes perturbadores da sua relação com o restante da família real.

"Lili se chama assim em homenagem à sua bisavó, Sua Majestade a Rainha, cujo apelido familiar é Lilibet. Seu segundo nome, Diana, foi escolhido em homenagem à sua amada avó, a princesa de Gales", diz um comunicado do casal.

Mãe e filha já estão em casa

Lilibet Diana veio ao mundo em um hospital de Santa Barbara, Califórnia, e já está em casa, perto de Los Angeles. Ela ocupa o oitavo lugar na linha de sucessão ao trono britânico.

"Ela é mais do que jamais poderíamos ter imaginado e somos gratos pelo amor e pelas orações que recebemos de todo mundo. Obrigado por sua contínua gentileza e apoio durante este momento muito especial para nossa família", informou o site Archewell, fundação comandada pelo casal. "A mãe e a menina estão bem e em casa", acrescenta o comunicado do casal.

Em seu twitter oficial, o príncipe Harry e Kate parabenizaram o casal. "Estamos maravilhados pela notícia feliz da chegada da bebê Lili. Parabéns a Harry, Meghan e Archie", comentaram.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, comentou a novidade, também no Twitter.  "Parabéns ao duque e à duquesa de Sussex pelo nascimento de sua filha", disse o premiê.

Entrevistas bombásticas

Em março, Harry e Meghan deram uma entrevista explosiva na televisão americana que desencadeou a maior crise na realeza britânica desde a morte da princesa Diana em um acidente de carro em Paris em 1997. A entrevista de duas horas foi vista por mais de 11 milhões de americanos e 17 milhões de britânicos.

Na conversa com a apresentadora Oprah Winfrey, o casal declarou que o racismo dentro da própria família real, mas também da imprensa, foi uma das razões pelas quais decidiram deixar o Reino Unido. A mãe de Meghan é negra e seu pai é branco.

Meghan, uma ex-atriz, disse que estava "ingenuamente" preparada para a vida na família real e considerou cometer suicídio quando estava grávida de seu primeiro filho, Archie. A rainha, por sua vez, disse ter ficado "entristecida" por saber das dificuldades enfrentadas pelo casal e que levaria "muito a sério" as acusações de racismo, que ela gostaria que fossem tratadas na esfera "privada".

 

 

Com informações da AFP