Topo

Associação celebra Dia Mundial dos Refugiados com grande passeio de bicicleta por Paris

17/06/2021 14h02

As Nações Unidas estimam que, pelo menos até meados de 2020, o mundo já somava cerca de 26 milhões de refugiados. A França está entre os destinos que acolhem essas pessoas em condição de vulnerabilidade, que são obrigadas a se adaptarem a uma nova cultura e que, tantas vezes, se veem distantes de um acolhimento social. Uma associação de voluntários de Paris decidiu reduzir essa distância... pedalando!

A entidade, chamada cycl'Avenir, faz das bicicletas um meio de promover autonomia e socialização, e organiza para o próximo domingo (20), Dia Mundial dos Refugiados, um grande passeio pelas ruas da capital francesa, visitando grandes monumentos, com direito a lanchinho, acompanhamento de guias conferencistas e até batucada, com o bloco de carnaval de rua Foliões Unidos, saudando cada grupo de ciclistas que chegar às margens do rio Sena.

Co-fundadora da associação, Fernanda Hinke destaca que a data, criada no ano 2000 pela ONU, confere mais atenção a esses indivíduos que foram, por diversas questões, obrigados a deixarem suas casas: "É uma forma de saudar a esperança dessas pessoas de reconstruírem suas vidas em outro lugar com mais segurança".

Muito mais do que a oportunidade de conhecer melhor a capital francesa, o passeio se firma como importante oportunidade de interação, socialização e acolhimento. "Queremos que seja um evento cultural e bastante festivo", sintetiza Fernanda, em entrevista à RFI.

Fundada em 2020 e atuando em parceria com outras entidades, como France Terre d'Asile, Emmaüs Solidarité e Play International, a cycl'Avenir tem como uma das principais atividades algo que pode parecer simples, mas que se revela um importante fator de transformação social: ensinar refugiados a andarem de bicicleta. "A gente acha que todo mundo sabe andar de bicicleta, mas não é a verdade. Muita gente não sabe", alerta a voluntária. "Saber andar de bicicleta empodera essas pessoas, cria oportunidades de socialização, de integração na sociedade, além de servir para a locomoção, para o lazer", acrescenta.

Refugiadas recebem bicicletas

Para atender mais - e melhor - seu público, a associação busca aumentar seu grupo de voluntários e o volume de adesões, que viabilizam financeiramente as ações. "Nossos cursos de bicicleta acontecem quase todos os dias da semana, em diferentes centros de acolhimento. E muitas vezes nos ocupamos também de crianças monoparentais, quando atendemos suas mães. Ao final do curso, as mulheres do programa 1, chamado En s'elle(s), ganham uma bicicleta", conta Fernanda.

A cycl'Avenir recebeu este ano o Budget Participatif de Paris, um tipo de orçamento em que a população escolhe em que projeto parte dos recursos financeiros públicos será aplicada. A associação concorreu com mais de 700 projetos apresentados e conquistou o 11° lugar. "Estamos muito felizes com isso, porque a gente sabe que a bicicleta realmente move e une pessoas", vibra a co-fundadora da associação.

Ainda que a cycl'Avenir tenha sido criada há menos de dois anos, a bicicleta como elemento transformador na vida de Hinke não é recente. Desde 2013, ela leva turistas, principalmente brasileiros, para conhecerem Paris e outras cidades da França sobre duas rodas e pedalando. Um dos passeios mais procurados, o Meia-Noite em Paris, explora a cidade luz a partir das 22h e se estende até 1h da manhã. "É um passeio belíssimo, à noite, quando a cidade está mais vazia", comenta. As viagens para outras cidades acontecem pela parceria Conexão Paris Viagens.

O passeio de bicicleta para celebrar o Dia Mundial dos Refugiados acontece em colaboração com a plataforma Benenova e a Paris Bike Tour. "Para a gente, a bicicleta é uma causa, a qualidade no espaço público de locomoção", enfatiza.

O passeio será organizado em grupos de no máximo 12 pessoas cada, respeitando as regras de segurança sanitária. Os Foliões Unidos irão receber com música os refugiados-ciclistas ao fim do programa, mas não haverá formação de bloco, para evitar aglomerações, também em respeito às medidas sanitárias.