Topo

França e Portugal empatam e seguem nas oitavas de final da Eurocopa

23/06/2021 18h25

A seleção francesa de futebol empatou com Portugal por 2 a 2 na noite desta quarta-feira (23) em Budapeste, em um dos jogos mais esperados dessa fase da Eurocopa. A França, campeã mundial, entrou em campo já qualificada para as quartas de final. Mas os portugueses, vencedores da última Eurocopa, dependiam da vitória para avançar no torneio.

O jogo foi apertado até o último momento e, em Paris, os bares estavam lotados de torcedores de ambos os times, acompanhando a partida em telões, apesar das restrições sanitárias ligadas à pandemia, que recomendam que a população evite aglomerações. A França conta com uma grande diáspora portuguesa e, a cada gol, independentemente do time, ouvia-se gritos nas ruas dos bairros mais animados da capital.   

No final, ambos saíram vitoriosos, graças aos gols de suas principais estrelas. Cristiano Ronaldo foi o autor dos dois gols do lado português (31 e 60, ambos de pênalti), e Karim Benzema marcou os dois pontos para a França (45+2 de pênalti e 47).

Com essa partida, Cristiano Ronaldo alcançou a marca de 109 gols feitos por Portugal, igualando o recorde de maior artilheiro por seleções estabelecido pelo iraniano Ali Daei. Esse é mais um recorde que o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro estabelece neste torneio continental de seleções. O camisa 7 da equipe portuguesa já havia se tornado o único jogador a entrar em campo em cinco edições, maior goleador (agora com 14 gols) e também dono do maior número de vitórias na competição europeia.

O outro jogo da noite, entre Hungria e Alemanha, em Munique, terminou empatado em 2 a 2. Com o resultado, os alemães se qualificam para a próxima etapa.