Topo

Metade da população da UE está totalmente vacinada contra a Covid-19

03/08/2021 11h28

Metade da população da União Europeia (UE) está agora totalmente vacinada contra a Covid-19, de acordo com uma contagem da AFP divulgada nesta terça-feira (3), mesmo dia em que a China decidiu aplicar testes em todos os residentes da cidade onde a doença apareceu em dezembro de 2019, Wuhan.

No momento em que a variante Delta, altamente contagiosa, leva um número crescente de países a impor novas restrições, 223,8 milhões de cidadãos da União Europeia receberam duas doses da vacina, uma dose após a cura ou uma vacina em dose única, segundo a contagem da AFP a partir de fontes oficiais.

Em todo o planeta, a nova pandemia de coronavírus matou pelo menos 4.234.618 pessoas e infectou quase 200 milhões de pessoas, de acordo com um relatório estabelecido pela AFP. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o saldo pode ser duas a três vezes maior.

O ressurgimento do vírus, que está atingindo países que pensavam ter superado o pior, está sendo ajudado pelo declínio das taxas de vacinação e novas mutações mais perigosas.

Variante Delta

Na China, onde a Covid surgiu no final de 2019, na metrópole de Wuhan, acreditava-se que a pandemia estava praticamente erradicada, sem notificação de contaminação local por meses. Os habitantes voltaram a uma vida normal e a economia se recuperou.

Na Austrália, soldados foram posicionados nas ruas de Sydney, a maior cidade do país, que entrou em sua sexta semana de confinamento prevista até o final do mês. As autoridades estão trabalhando para conter a disseminação da variante Delta. Mais de 3.600 casos foram registrados na cidade desde meados de junho.

Apenas cerca de 15% da população da Austrália, que chega a 25 milhões, receberam duas doses da vacina e a estratégia das autoridades é conter para limitar a propagação do vírus.

A Delta afeta também os países onde os programas de imunização têm sido relativamente eficazes.

Nos Estados Unidos, atingidos por uma nova onda ligada à variante Delta, as hospitalizações estão atingindo níveis comparáveis ??aos da onda do verão passado.

Na segunda-feira (2), o país atingiu, com um mês de atraso, a meta traçada pelo presidente Joe Biden de 70% dos adultos que receberam pelo menos uma dose da vacina no dia 4 de julho, Dia Nacional dos Estados Unidos.

(Com informações da AFP)