Topo

Polícia prende em Madri o 'chefe dos chefes' da máfia italiana 'Ndrangheta

05/08/2021 12h35

A polícia espanhola prendeu em Madri um dos principais chefes da máfia italiana 'Ndrangheta. Condenado por homicídio, associação à máfia e tráfico de drogas, Domenico Paviglianiti estava na lista dos criminosos mais procurados da Itália.

Conhecido como o "chefe dos chefes", Paviglianiti foi preso à luz do dia andando na capital da Espanha, como mostra um vídeo divulgado pela polícia à imprensa.

No momento da prisão, ele portava documentos falsos de nacionalidade portuguesa, seis telefones celulares e cerca de € 6 mil em espécie (o equivalente a R$ 36 mil).

Paviglianiti já havia sido preso na Espanha em 1996, e extraditado para a Itália em 1999. Seis anos mais tarde, ele foi condenado a 30 anos de prisão por homicídio, associação com a máfia e relação com o tráfico de drogas.

O mafioso italiano foi liberado da prisão em 2019, após uma decisão judicial marcada por fraudes, e fugiu da Itália. Uma segundo juiz anulou sua liberdade condicional e, com isso, ele passou a ser considerado foragido.

Paviglianiti ainda tem onze anos e oito meses de prisão a cumprir, devido à condenação por assassinato.

Passagem por Barcelona

Após sua fuga, Paviglianiti passou meses com membros de sua família em Barcelona. A polícia seguia seu rastro desde a costa mediterrânea até Madri.

De acordo com a imprensa bolonhesa, os investigadores ainda analisam se ele tinha retomado suas atividades no tráfico de drogas durante sua estadia na Espanha.

Paviglianiti é conhecido dentro da máfia pelo apelido "chefe dos chefes" por conta de sua atuação durante os anos 1980 e 1990, quando houve uma guerra pelo controle da 'Ndrangheta.

O grupo mafioso italiano é considerado como um dos principiais carteis de droga do mundo, a 'Ndrangheta controla boa parte da entrada de cocaína na Europa. O cartel tem forte atuação em diversos países, inclusive no Brasil, em associação com o PCC (Primeiro Cartel da Capital).

(Com informações da AFP)