Topo

Ministro do Interior francês elogia campo para migrantes na Grécia, mas ONGs criticam

12/10/2021 09h24

O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, defendeu "o modelo grego" de controle de fronteiras e espera que outros países do sul da Europa possam estabelecer estruturas de registro seguro de migrantes, como o campo recentemente inaugurado na ilha de Samos. ONGs criticam o novo modelo. 

"Queremos que o modelo grego seja aplicado em outros países mediterrâneos, como Itália, Espanha, Malta", portas de entrada para migrantes e refugiados na Europa, disse Gérald Darmanin durante uma entrevista à AFP na segunda-feira (11).

No domingo, o ministro francês foi à ilha grega de Samos, no mar Egeu, em frente à Turquia, onde as autoridades gregas inauguraram no final de setembro um campo de "acesso fechado e controlado", cercado por arame farpado e torres de vigia.

Os requerentes a asilo só podem sair das 8h às 20h e são obrigados a apresentar impressões digitais e um crachá eletrônico no portão magnético da entrada.

A nova instalação substituiu o antigo acampamento superlotado e de condições sanitárias precárias, localizado próximo ao porto de Vathy. A Grécia prometeu construir outros campos "fechados" como o de Samos, com fundos europeus, em quatro outras ilhas do mar Egeu.

"Pedimos aos países do sul da União Europeia que façam como os gregos, com maior controle das fronteiras externas", disse o ministro francês.

ONGs criticam modelo grego

Para muitas ONGs de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional, o novo campo "impede a identificação eficaz de pessoas vulneráveis" e "limita o acesso a serviços pelos requerentes a asilo".

"Na opinião das pessoas que trabalharam no antigo campo de Vathy, mas também dos requerentes a asilo, as condições de vida são melhores", assegurou, no entanto, o ministro francês.

"O campo foi projetado como um centro de espera e permite que os gregos controlem bem suas fronteiras", acrescentou.

Em comparação com 2015, quando alguns jihadistas se infiltraram no fluxo de refugiados que chegaram à Grécia e participaram dos ataques de 13 de novembro em Paris, a segurança foi reforçada nas ilhas gregas.

"Ainda há temores de ataques terroristas, mas hoje na França a ameaça é essencialmente interior", disse Gérald Darmanin.

A França, que exercerá a presidência semestral da União Europeia a partir de janeiro, pretende priorizar o fortalecimento das fronteiras externas da Europa.

"Gostaríamos que todos os países que fazem fronteira com a Europa pudessem ter a mesma política de controle e registro das pessoas que entram no território europeu", acrescentou o ministro francês.

Preocupação com as novas chegadas

"Muitos estrangeiros entram na Europa sem serem registrados e não sabemos quando chegaram à Alemanha ou à França, quantos anos têm, qual é a nacionalidade, por onde passaram", observa.

Atenas dá as boas-vindas ao descongestionamento dos campos nas Ilhas do Egeu, mas as ONGs explicam esse declínio pela devolução de migrantes para a Turquia, o que a Grécia nega.

"Confiamos nos gregos para dar a transparência necessária sobre o que aconteceu. Devemos aos gregos muita solidariedade, mas também devemos exigir deles responsabilidade, como a todos os países que fazem fronteira com a Europa", respondeu Gérald Darmanin.

Ele defendeu uma política comum europeia de migração. "Vejam o que se passa no Afeganistão ou na Bielorrússia, não sabemos o que vai acontecer amanhã", alertou o ministro, dizendo "esperar um aumento de recursos humanos e financeiros para agência Frontex", responsável pelas fronteiras externas da União Europeia.

(com informações da AFP)