Topo

Em novo livro, Asterix e Obelix vão parar no Leste Europeu e lutam ao lado de amazonas

21/10/2021 15h03

Os heróis gauleses voltaram. A saga mundialmente conhecida de Asterix e Obelix ganhou um novo episódio: "Astérix et le Griffon" (Asterix e o Grifo, em tradução livre). O livro, publicado nesta quinta-feira (21) na França, conta a aventura dos gauleses em uma viagem rumo ao Oriente.

Sophie Torlotin, da RFI

Dessa vez, os amigos gauleses se perdem durante uma viagem para o Extremo Oriente, em algum lugar perto da atual Ucrânia. Asterix recebe um apelo do povo de Sármata e vai ajudá-los.

Na história, os romanos querem capturar o animal totem deste povo nômade, o grifo, uma criatura mitológica que é metade águia, metade leão. Para proteger o grifo, os gauleses vão usar seus truques para ajudar na resistência das amazonas sármatas, pois neste povo são as mulheres que vão para a batalha.

Este é o quinto número assinado pela dupla Didier Conrad (desenhos) e Jean-Yves Ferri (roteiro). O livro já saiu com tiragem de 5 milhões de cópias em todo o mundo.

A dupla Ferri-Conrad, escolhida pelo criador histórico da série, Albert Uderzo, mostra ter chegado à maturidade. Com uma mistura de aventura e humor, espelhando temas atuais, como o papel da mulher, o respeito ao meio ambiente e teorias da conspiração, Ferri encontrou todos os ingredientes para um roteiro mágico, enquanto desenho de Didier Conrad recria paisagens nevadas e todo o universo pouco conhecido deste povo.