Topo

Ator Alec Baldwin pode ser incriminado por tiro em diretora de fotografia

27/10/2021 16h47

As autoridades ainda não descartaram acusações criminais contra o ator americano Alec Baldwin, que disparou uma arma em um set de filmagem que matou a diretora de fotografia do western "Rust", informou nesta quarta-feira (27) a promotora responsável pelo caso.

"Todas as opções estão sobre a mesa agora", disse Mary Carmack-Altwies, a promotora distrital de Santa Fé encarregada das investigações.

O xerife do condado, Adan Mendoza, disse que cerca de 500 balas foram coletadas no set, "uma mistura de cartuchos vazios, falsos e reais".

"Vamos determinar como (essa munição real) entrou no set, por que estava lá, porque não deveria estar lá", disse Mendoza.As autoridades disseram que é "fundamental uma investigação completa e exaustiva para fazer uma avaliação".

Baldwin disparou um revólver LL Pietta Long Colt 45, disse Mendoza.

O incidente aconteceu na quinta-feira (21) à tarde durante a gravação do filme "Rust" no Rancho Bonanza Creek, enquanto Baldwin - que protagoniza o filme do qual também é produtor - ensaiava uma cena.

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, foi ferida e morreu depois em um hospital próximo, enquanto o diretor do filme, Joel Souza, também foi ferido no ombro e recebeu alta no mesmo dia.

"Complacência"

"Acho que houve alguma complacência neste set", disse Mendoza. No entanto, o xerife observou que as investigações estão no começo. "Muitos outros fatos precisam ser corroborados antes que possamos falar em negligência criminosa", acrescentou.

 "É um caso muito complexo. Requer muita investigação, análise e revisões. É por isso que minha equipe está aqui", disse a promotora Mary Carmack-Altwies. "Não sabemos como isso vai acabar até que tenhamos uma investigação completa".

De acordo com informações divulgadas pelas autoridades, havia três armas no set do western de baixo orçamento "Rust".

A assistente de armas no set Hannah Gutierrez Reed, de 24 anos, colocou-as em um carrinho na quinta-feira durante as filmagens. Depois de voltar de uma pausa para o almoço, Dave Halls, assistente de direção, pegou uma das armas e entregou-a para Baldwin, gritando "arma fria", jargão do cinema para avisar que a arma está descarregada, segundo depoimentos de Souza e um cinegrafista.

Baldwin sacou a pistola enquanto explicava como se posicionaria em uma cena quando ocorreu o disparo.

Mendoza disse que "aparentemente" o projétil que atingiu Hutchins foi o mesmo que foi retirado do ombro de Souza, mas indicou que a confirmação deve vir da perícia.

O xerife explicou que além do revólver usado pelo ator de 63 anos, uma pistola de plástico "não funcional" e outra arma modelo Single Action Army 45 foram coletadas no rancho. "Essa parece que tinha um cilindro modificado e pode não estar funcionando, mas isso terá que ser determinado pelo laboratório criminal".

Mendoza disse que está investigando rumores de que as pessoas praticavam tiro ao alvo no set antes do acidente.

(Com informações da AFP)