Topo

CNN demite jornalista Chris Cuomo por ajudar irmão ex-governador de NY

05/12/2021 08h49

A CNN demitiu o veterano apresentador e correspondente Chris Cuomo como parte de uma investigação sobre seu envolvimento na defesa de seu irmão, o ex-governador de Nova York Andrew Cuomo, acusado de assédio sexual. Chris Cuomo havia sido suspenso da CNN por este caso poucos dias antes de sua demissão.

"Contratamos um respeitado escritório de advocacia para realizar a apuração do caso, e o demitimos com efeito imediato", diz um comunicado postado na conta oficial da CNN no Twitter. "Durante o processo desta apuração, informações adicionais vieram à tona", acrescenta a publicação. O anúncio da demissão foi feito pelo canal de notícias neste sábado (4).

A demissão acontece depois que documentos foram revelados mostrando que Cuomo, que apresentava o noticiário das 21h, ofereceu conselhos a seu irmão que foram considerados inadequados por seu empregador. "Os documentos, a que não tínhamos acesso antes da publicação, levantam sérias questões", revelou um porta-voz da CNN na terça-feira (30), acrescentando que os papéis "apontam para um maior nível de envolvimento nos esforços de seu irmão do que sabíamos anteriormente."

"Ele é meu irmão. E se eu puder ajudar meu irmão, eu o farei. Se você quiser que ele ouça algo, eu o farei. Se você quiser que ele comente algo, vou tentar", disse Chris Cuomo, 51, aos investigadores que o interrogaram, em julho, pelos conselhos que ele havia oferecido. "Ele é meu irmão e eu o amo até a morte, não importa o que aconteça."

Acusação de crime sexual

O democrata Andrew Cuomo foi eleito governador por três mandatos antes de renunciar em agosto, depois que a procuradora-geral de Nova York informou que uma investigação descobriu que o político havia assediado sexualmente pelo menos 11 mulheres. Em outubro, o agora ex-governador - cujo pai, Mario Cuomo, também havia sido governador de Nova York - foi acusado de crime sexual.

No início da pandemia, os irmãos Cuomo alcançaram novos patamares de popularidade: Andrew, 63, ganhou elogios por seus sinceros relatórios diários enquanto o coronavírus assolava Nova York, e suas conversas ao vivo com Chris na CNN eram reconhecidos por serem muito espirituosas.

A investigação sobre a conduta de Chris Cuomo está em andamento, informou a CNN.

(Com informações da AFP)