Topo

Itália fecha cerco a não vacinados contra a Covid-19 com "super passaporte sanitário"

06/12/2021 09h35

A Itália começa a aplicar novas restrições, nesta segunda-feira (6), para lutar contra a nova onda de Covid-19. As pessoas não vacinadas não poderão mais ir ao cinema, ao teatro, a shows ou grandes eventos esportivos. Já os vacinados terão acesso a um novo documento, que permite o acesso a locais fechados e que recebem público: o "super passaporte sanitário".

Em agosto, o governo italiano introduziu um passaporte sanitário básico no país, que incluia testes negativos contra a Covid-19 para ir ao cinema, ao teatro, ao museu, em restaurantes. Em outubro, esse comprovante passou a ser obrigatório em todos os locais de trabalho. Agora, o "super passaporte sanitário", concedido apenas para pessoas com vacinação completa ou que tenham se curado da Covid-19 recentemente, será exigido em todas as atividades culturais e no interior de restaurantes. O passaporte básico continuará em vigor, mas servirá apenas para comer em espaços abertos de cafés e restaurantes ou para tomar uma bebida no balcão de um bar.

A diferença entre o novo passaporte e o antigo é basicamente que os testes não são mais aceitos. O antigo documento, acessível com um resultado negativo, continuará sendo usado em aviões e trens de longa distância, para ir ao trabalho e passará a ser exigido em transportes locais como ônibus, metrô e trens regionais.

Um número recorde de 1,3 milhão de passaportes sanitários foram baixados no domingo (5), devido à nova medida. Os controles começaram na manhã desta segunda-feira em todo o país. Quem não tem o documento pode pagar multas de até € 400 (aproximadamente R$ 2.400).

Máscaras e reforço da vacina

Neste fim de semana, em Roma, o uso obrigatório da máscara em espaços abertos entrou em vigor nas principais ruas comerciais da cidade, particularmente frequentadas no período de festas de fim de ano.

A Itália foi o país europeu mais atingido pela pandemia no começo de 2020 e registrou até agora 134.000 mortes. Ainda que os contágios estejam em alta, o país se sai melhor atualmente que seus vizinhos, com 15.000 a 20.000 novos casos diários de Covid-19 nos últimos dias.

Quase 85% dos maiores de 12 anos estão completamente vacinados e a campanha de reforço com uma terceira dose está em andamento. As vacinas também estarão disponíveis em breve para crianças entre 5 e 11 anos.

Com informações da AFP