Topo

Ator francês Gaspard Ulliel morre aos 37 anos vítima de acidente de esqui

19/01/2022 14h42

Gaspard Ulliel morreu nesta quarta-feira (19) vítima de um acidente de esqui na região francesa da Savoie. Ator versátil, ele ficou conhecido por sua interpretação nas telas do estilista Yves Saint Laurent e por encarnar em Hollywood uma das versões do personagem Hannibal Lecter.

O ator francês foi vítima de uma colisão com outro esquiador em uma das pistas da estação de esqui La Rosière na terça. Gravemente ferido, ele foi levado imediatamente de helicóptero para o CHU de Grenoble, mesmo hospital onde o piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher ficou internado durante seis meses, após um acidente de esqui na região em 2013.

A carreira de Ulliel começou aos 11 anos quando o ator fez suas primeiras aparições em produções na televisão francesa. Mas ele ficou conhecido do grande público apenas em 2003, aos 19 anos, ao ser dirigido por André Téchiné ao lado de Emmanuelle Béart no filme Anjo da Guerra (Les Egarés), que lhe rendeu uma nominação para o prêmio de revelação masculina do César, o equivalente do Oscar do cinema francês.

Dois anos depois, ele conquistou a mesma estatueta como protagonista do filme Eterno Amor, de Jean-Pierre Jeunet. Em 2017, levou o César de melhor ator pelo personagem principal de É apenas o fim do mundo, de Xavier Dolan.

Sua trajetória foi marcada por papeis diversos. Além dos galãs com cara de anjo, ele fez personagens misteriosos, como ao interpretar o canibal Hannibal Lecter durante sua juventude, no filme de suspense Hannibal A Origem do Mal, em 2007.

Ícone de moda

Filho de estilistas, Ulliel também tinha uma relação especial com o mundo da moda. Além de ter sido durante anos o garoto-propaganda da marca de luxo Chanel, em campanhas dirigidas por Martin Scorsese, James Gray ou Steve McQueen, ele também participou de comerciais para a marca Longchamp ao lado de Kate Moss.

Mas o reconhecimento do mundo das passarelas veio em 2014, quando ele encantou o Festival de Cannes ao ressuscitar nas telas Yves Saint Laurent, em um dos dois filmes que retraçaram a vida do mestre das tesouras. Quem conviveu de perto com o estilista ficou impressionado com a capacidade de mimetismo do ator na obra do diretor Bertrand Bonello.

Um dos últimos trabalhos de Ulliel foi sua atuação na série da Marvel Moon Knight, do canal Disney+, com estreia prevista para este ano.

Várias personalidades do mundo das artes, mas também da classe política, reagiram com homenagens nas redes sociais desde o anúncio da morte do ator. A ministra francesa da Cultura, Roselyne Bachelot, saudou a "sensibilidade e a intensidade da interpretação de um ator excepcional".

O primeiro-ministro, Jean Castex, disse que "Gaspard Ulliel cresceu com o cinema e o cinema cresceu com ele".