Topo

Esse conteúdo é antigo

Festival Sundance de Cinema começa em Utah com estreia de filme brasileiro "Marte Um"

O Festival Sundance de Cinema, uma das principais janelas para os filmes independentes do mundo, começou na madrugada desta sexta-feira (21) em Utah. Um filme brasileiro, do diretor Gabriel Martins, foi selecionado pela curadoria para o dia de abertura. O longa "Marte Um" inaugurou a sessão World Cinema.

O Festival Sundance de Cinema, uma das principais janelas para os filmes independentes do mundo, começou na madrugada desta sexta-feira (21) em Utah. Um filme brasileiro, do diretor Gabriel Martins, foi selecionado pela curadoria para o dia de abertura. O longa "Marte Um" inaugurou a sessão World Cinema.

O filme conta a história dos Martins, uma família de classe popular da periferia de Belo Horizonte. O pai trabalha como porteiro, a mãe é diarista e vive de faxinas, a filha mais velha, Eunice, está cursando direito e o pequeno Deivi tem a esperança dos pais em uma vida melhor depositada em seu talento para o futebol.

Deivinho, no entanto, tem outros planos, quer ser astrofísico e ir ao espaço. E a jovem Eunice vai enfrentar a desaprovação da família ao se apaixonar por outra mulher.

O conflito e os sonhos desta família periférica se passam no final de 2018, logo após a eleição do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro.

O ambiente político "é um pano de fundo, mas a turbulência interfere principalmente no personagem da Eunice, que é uma garota que ama outra garota", explica o diretor Gabriel Martins. O roteiro, que foi realmente gravado neste período, recebeu poucos retoques para se adequar ao momento político.

"Este é um filme sobre duas gerações tentando se conciliar", resume. "Eu acho que isso também tem a ver com o que o Brasil já vinha vivendo e continua vivendo, um momento de conflito entre gerações, entre ideologias, entre desejos."

Com uma narrativa dramática clássica que coloca em cena as classes populares, Martins vê "Marte Um" como um filme que segue os traços do Cinema Novo, principalmente dos longas de Nelson Pereira dos Santos e de Léon Hirschmann.

Sonhos de uma nova geração negra

O longa de Martins se passa na periferia de Belo Horizonte e leva às telas do cinema uma face do Brasil menos representada: aquela em que um garoto negro se projeta no mundo da ciência e sonha virar astrofísico.

"Este sonho me pareceu muito bonito. É um rompimento de barreiras que tem muito a ver também com essas novas gerações. Eu acho que hoje em dia este lugar da ciência é um lugar de maior apropriação por classes populares. O que tem a ver com a história recente do Brasil de acesso à faculdade", conta Martins, fazendo referência às políticas afirmativas de entrada em universidades públicas.

Foi também por uma política afirmativa que "Marte Um" foi financiado. Em 2016, o roteiro foi um dos três ganhadores de um edital voltado para diretores e criadores negros do extinto Ministério da Cultura. O edital foi o primeiro e único de seu tipo.

"Isso é bem sintomático do descaso que vivemos no Brasil sobre políticas públicas para o audiovisual. A gente vive um momento de muita precariedade e descaso, e o futuro do cinema brasileiro está sob ameaça", critica Martins, fundador da produtora Filmes de Plástico.

Sem editais de financiamento, ele conta que, após a promoção de "Marte Um", não tem previsão de qual será seu próximo filme.

Por enquanto, Martins aproveita as portas abertas pelo Festival Sundance. O filme será distribuído pela Magnolia Pictures Internacional e deve estrear no Brasil ainda em 2022, após passar por outros festivais.

Festival Sundance

O festival independente Sundance acontece neste ano com sessões virtuais e presenciais, por conta da Covid, e vai até 30 de janeiro.

Na sessão internacional de documentários, há ainda uma coprodução brasileira "The Territory", de Alex Pritz (Brasil/Dinamarca/EUA), que mostra a invasão e o conflito por terras indígenas na Amazônia.

E para a sessão New Frontier, foi selecionado o brasileiro "Flat Earth VR", de Lucas Rizzotto.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o Festival Sundance de Cinema acontece em Utah, e não em Los Angeles. O texto foi corrigido.