Topo

Vietnã lamenta a morte do influente monge budista Thich Nhat Hanh

22/01/2022 13h50

Um dos monges budistas mais influentes do mundo, Thich Nhat Hanh, e uma das figuras mais comprometidas do budismo com o Dalai Lama, morreu neste sábado (22) aos 95 anos. No Vietnã, a notícia se espalhou muito rapidamente, principalmente nas redes sociais. Thich Nhat Hanh é reconhecido por ter popularizado o conceito de "plena consciência", inclusive no Ocidente.

Por Frédéric Noir, correspondente da RFI na cidade de Ho Chi Minh

O mestre "morreu pacificamente" no templo Tu Hieu, na cidade de Hue, coração do budismo vietnamita, informou sua organização na conta do Twitter. "Convidamos nossa amada família espiritual mundial a tirar alguns momentos para estar em paz", acrescentou a organização do homem que se reinstalou em sua terra natal, o Vietnã, em 2018, após quase 40 anos de exílio na França.

Ele usou seus anos de exílio para popularizar o conceito de "plena consciência" no Ocidente, particularmente junto a celebridades como a estrela de televisão Oprah Winfrey e a atriz Gwyneth Paltrow. Thich Nhat Hanh também influenciou muitos empresários das indústrias do Vale do Silício, entre estas a gigante Google, em que foi convidado para ministrar seus ensinamentos.

O mestre budista foi exilado na década de 1960 por pedir o fim da Guerra do Vietnã. Uma posição que lhe rendeu a indicação de Martin Luther King para o Prêmio Nobel da Paz em 1967. Após ser autorizado pelo governo a retornar ao Vietnã, Thich Nhat Hanh permaneceu sob estreita vigilância policial no país comunista.

Desde seu retorno ao Vietnã, seus discípulos se reuniam para acompanhar o monge em suas caminhadas pelos jardins exuberantes de seu templo. Suas mensagens, no entanto, nem sempre foram bem recebidas, uma vez que as autoridades do país, predominantemente budista, suspeitam de religiões organizadas. Em 2009, seus seguidores foram expulsos de seu templo no sul da província de Lam Dong por multidões contrárias à organização budista.

Desde um derrame em 2014, Thich Nhat Hanh não conseguia mais falar nem andar.

Homenagens e sete dias de funeral

No Vietnã, a morte do famoso monge foi amplamente noticiada pela imprensa oficial e nas redes sociais por uma multidão de admiradores que desejavam prestar-lhe uma última homenagem.

Entre estes, Ha, um vietnamita de 30 e poucos anos que vive na cidade de Ho Chi Minh: "Esta é uma notícia realmente triste. Não apenas para ele, mas também para milhões de pessoas no Vietnã e em todo o mundo. Thich Nhat Hanh carregava valores universais como humildade, generosidade e empatia. Embora eu nunca o tenha conhecido, ele me ensinou muitas coisas, a apreciar cada momento, todos os pequenos momentos da vida e, acima de tudo, como ser feliz".

Outra admiradora, Thuy, reside em Hanói. Ela foi conseguiu encontrar o mestre budista três vezes. "Esta manhã, quando acordei e soube de sua morte, chorei", disse ela. "Como discípulo que pratica a filosofia da 'plena consciência', gostaria de agradecê-lo por todos os seus ensinamentos e por me trazer serenidade. Ele não está mais lá, mas seus pensamentos são imortais e continuarão sendo seguidos por muitas gerações. Prometi a mim mesma praticar o que ele me ensinou: generosidade, amor à natureza e paz interior."

O funeral do mestre budista Thich Nhat Hanh durará sete dias na forma de um retiro silencioso.

(Com informações da AFP)