Topo

Atirador de universidade alemã era estudante e tinha 18 anos

24/01/2022 16h02

O atirador que matou uma pessoa e feriu três outras no anfiteatro da Universidade de Heidelberg nesta segunda-feira era um estudante alemão de 18 anos, segundo informou a polícia alemã.

O jovem entrou na sala do campus por volta das 12h30 (horário local) e abriu fogo com uma arma de cano longo enquanto acontecia uma conferência no local. Quatro pessoas foram feridas, entre elas uma garota que levou um tiro na cabeça e morreu no hospital, segundo a imprensa alemã.

Após o ataque, o atirador, que carregava com ele mais de uma arma, teria atirado em si mesmo, de acordo com a polícia.

Os investigadores supõem que o agressor agiu sozinho e trabalham com a hipótese de problemas psicológicos ou de relacionamento. Até o momento, sua identidade não foi revelada

Durante uma entrevista coletiva em Berlim, o chanceler alemão Olaf Scholz expressou sua consternação pelo atentado. "Fico com o coração partido ao ouvir as notícias", disse Scholz. "Meus pensamentos estão com as vítimas, seus familiares e, certamente, os estudantes da Universidade de Heidelberg."

Fundada em 1386, a Universidade de Heidelberg é a mais antiga da Alemanha, e tinha retornado às aulas presenciais em outubro.

Campus de ciências naturais

O ataque aconteceu no bairro de Neuenheimer Feld, na cidade de Heidelberg, no sudoeste da Alemanha. O campus concentra os cursos de ciências naturais, departamentos da faculdade de medicina e o jardim botânico da Universidade.

O lema da universidade é "Semper apertus" ("Sempre aberta") e a instituição se compromete a trabalhar com um espírito de abertura e tolerância. No entanto, desde que as aulas presenciais haviam voltado, um controle era feito na entrada dos prédios para verificação do passe sanitário.

(Com informações da AFP)