Topo

Morte de Olavo de Carvalho desponta nos assuntos mundiais do Twitter

25/01/2022 08h10

O escritor e ideólogo Olavo de Carvalho, que ficou conhecido como o "guru do bolsonarismo", morreu nesta segunda-feira (24) nos Estados Unidos, oito dias depois de ser diagnosticado com a Covid-19. A nota de falecimento postada pela família no Twitter não cita as causas da morte do polemista. 

Negacionista até o último suspiro, o ideólogo da extrema direita brasileira estava hospitalizado na região de Richmond, no estado americano da Virgínia, onde morava com a família.

Em 16 de janeiro, um dia depois de ter informado que havia contraído a Covid-19 no canal que mantinha no Telegram, Olavo de Carvalho foi tema de uma longa reportagem no jornal francês Le Monde. O texto, intitulado "Ascensão e decadência do professor de Jair Bolsonaro", mencionava que "o mestre pensador da extrema direita brasileira, erudito e ultrajante" estava com a saúde debilitada desde julho, afetado por um tumor no estômago. "Mas, em 16 de novembro, como uma fênix, 'Olavo' retornou do reino dos mortos", citava a reportagem. A menos de um ano das eleições presidenciais no Brasil, "as fake news conspiracionistas cansaram muitos seguidores", observou o jornal.  

O anúncio da morte do escritor, que estava com 74 anos, é um dos temas mais comentados no Twitter na manhã desta terça-feira (25) e subiu para segundo lugar nos trending topics (assuntos do momento) mundiais, duas horas depois do anúncio. 

O presidente Jair Bolsonaro e seus filhos prestaram uma homenagem ao filósofo autodidata. "Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre", publicou Bolsonaro em seu perfil no Twitter.

Outras postagens nas redes sociais lembraram que ao negar a existência da pandemia de coronavírus, como fez em um vídeo publicado em março de 2020, entre outras fake news que manipulou, Olavo de Carvalho contribuiu indiretamente para a morte de milhares de brasileiros.