Topo

França vai suspender obrigatoriedade de testes para viajantes vacinados de fora da Europa

08/02/2022 15h28

A França vai suspender a obrigatoriedade dos testes anticovid a todos os viajantes de fora da Europa que tenham sido vacinados, anunciou nesta terça-feira (8) o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Clément Beaune.

"Na França, aumentamos a disponibilidade de testes em dezembro com a onda gerada pela variante ômicron. Vamos anunciar nos próximos dias a suspensão dos testes para pessoas vacinadas", disse Clément Beaune no canal de TV France 2.

Por enquanto, qualquer viajante que entre em território francês vindo de um país de fora do espaço europeu - incluindo o Reino Unido - deve apresentar um teste PCR ou de antígeno negativo de 48 horas, lembra a chancelaria francesa em seu site.

"Sem dúvida haverá uma nova prática europeia esta semana para que as pessoas vacinadas que vêm de fora da União Europeia para o bloco sofram medidas mais leves", acrescentou Clément Beaune.

Os 27 países do bloco europeu já haviam concordado em 25 de janeiro em coordenar melhor as regras aplicáveis ??às viagens dentro da UE para evitar impor restrições aos titulares de um certificado sanitário europeu.

No entanto, vários países, incluindo Itália ou Dinamarca, ainda exigem que os viajantes, mesmo vacinados contra a Covid-19, apresentem testes negativos para entrar no seu território.

(Com informações da AFP)