Topo

Começa na Inglaterra o julgamento de Benjamin Mendy, campeão mundial de futebol acusado de estupro

10/08/2022 11h24

O campeão mundial de futebol francês Benjamin Mendy compareceu ao tribunal nesta quarta-feira (10), no início de seu julgamento por oito casos de estupro, uma tentativa de estupro e uma agressão sexual. O processo do zagueiro deve se estender por mais de três meses em Chester, no noroeste da Inglaterra. Ele sentou-se no banco dos réus e segundo os presentes tinha um ar tranquilo. O jogador, no entanto, pode ser condenado a 19 anos de detenção a até prisão perpétua.

Mendy, de 28 anos, suspenso por um ano do Manchester City, é acusado por sete mulheres e nega as dez acusações que dizem respeito a fatos supostamente ocorridos entre outubro de 2018 e agosto de 2021, em sua casa em Prestbury, em Cheshire.

O julgamento estava originalmente programado para começar no dia 25 de julho, mas foi adiado por duas semanas. Está programado para durar 15 semanas, de acordo com o tribunal. Os primeiros dias deste longo julgamento devem ser dedicados à escolha dos jurados e à organização das audiências.

Benjamin Mendy, que foi campeão mundial com a seleção francesa em 2018, está sendo julgado ao lado de outro homem, Louis Saha Matturie, sem relação com o ex-jogador de futebol.

Saha Matturie está sendo processado por oito estupros e quatro agressões sexuais a oito mulheres, entre julho de 2012 e agosto de 2021. E também se declarou inocente.

Afastado dos gramados

Mendy não joga uma partida de futebol desde 15 de agosto de 2021, quando foi suspenso pelo clube Manchester City.

Formado no Le Havre, revelado em Marselha e após uma temporada no Mônaco, Benjamin Mendy tornou-se o zagueiro mais caro da história, em 2017, quando os "Citizens" desembolsaram 52 milhões de libras (cerca de € 61,4 milhões em valores atuais) pelo passe dele.

Quando chegou ao City, Mendy era considerado uma das grandes promessas francesas e mundiais na lateral-esquerda. Porém, sua carreira foi prejudicada por quatro anos por lesões e o jogador nunca justificou as esperanças depositadas nele.

O julgamento de Benjamin Mendy começa dois dias após o do ex-jogador do Manchester United Ryan Giggs, 48, acusado de agredir sua namorada.

(Com informações da RFI e da AFP)