Topo

Festival Internacional de La Roque d'Anthéron celebra mestres do piano mundial na França

12/08/2022 09h57

A 42ª edição do Festival Internacional de Piano de La Roque d'Anthéron, que acontece anualmente na região de Provence, no sul da França, homenageou, em 2022, três mestres do piano mundial que nos deixaram no ano passado, respectivamente o brasileiro Nelson Freire, o romeno Radu Lupu e o norte-americano Nicholas Angelich. Donos de estilos diferentes, mas igualmente celebrados em salas de concerto de todo o mundo, eles se tornaram também os pilares do tradicional festival de piano francês.

Para celebrar o legado e a memória dos três grandes intérpretes do piano mundial, o evento elencou nada menos do que 500 artistas convidados distribuídos em 106 concertos e 13 diferentes palcos, espalhados no belo parque que abriga o Festival de la Roque d'Anthéron há mais de 40 anos, com seus mais de 300 plátanos e as famosas sequoias. 

Entre os homenageados deste ano, que deixaram órfãos seus fãs em 2021, destacam-se o norte-americano Nicholas Angelich, morto aos 51 anos em Paris, famoso pela elegância de sua interpretação do repertório alemão, especialmente Brahms; o romeno Radu Lupu, que faleceu aos 76 anos na Suíça, conhecida por seu domínio do repertório clássico, incluindo Schubert, Mozart,  Beethoven e Bartok; e, finalmente, o brasileiro Nelson Freire, figura que marcou o festival de La Roque d'Anthéron e que teve seu legado celebrado por seis estrelas do piano brasileiro no último dia 7 de agosto.

O diretor do festival, René Martin, se tornou ao longo do tempo não apenas um parceiro de projetos no Brasil, mas também um amigo pessoal do grande intérprete brasileiro.

"Nelson Freire era uma amigo do festival, ele veio tocar 24 vezes em la Roque d'Anthéron, seja em recitais-solo ou com orquestra. Ele adorava tocar aqui, ele amava os plátanos, tocar no meio da natureza, e fiquei muito amigo dele, porque organizei muitos eventos no Brasil graças ao Nelson, e para ele", afirmou.

"A partir do momento em que recebi a terrível notícia de sua morte no ano passado, se tornou muito importante para mim a possibilidade de homenageá-lo. Então, decidi convidar para uma noite especial nesta edição todos os seus amigos brasileiros pianistas", lembrou Martin.

Um dos convidados pelo festival para celebrar o legado de Nelson Freire, o pianista brasileiro Eduardo Monteiro relembrou algumas de suas qualidades como intérprete.  "Acho que o Nelson tinha uma coisa que a gente chama de simbiose com o instrumento. Usamos muitas vezes a palavra 'técnica', mas, na realidade, a gente deveria falar de 'facilidade'. Isso era uma das caraterísticas principais do Nelson Freire", aponta Monteiro. "Havia também a flexibilidade de ritmos, de sonoridades, que vêm dessa simbiose, dessa facilidade de abordar um instrumento", avalia o músico e professor de piano da USP.

Para o legendário afinador de pianos do evento, Denijs de Winter, que afina os instrumentos de La Roque d'Anthéron há 38 anos, o encontro com Nelson Freire será uma lembrança eterna. "Sabe, o afinador de piano, o pianista e o piano são muito próximos... Porque eu sou sempre a última pessoa a tocar o piano antes do concerto. É uma questão de confiança. Sempre com o Nelson senti um calor, uma presença agradável... Exerço essa profissão há mais de 60 anos e esta é com certeza uma de minhas lembranças mais belas", recorda o profissional belga, que chegou a trabalhar no icônico piano de Guiomar Novaes, na casa de Nelson Freire no Rio de Janeiro.

A pianista brasileira Juliana Steinbach foi uma das estrelas do elenco brasileiro nesta grande homenagem. "O Nelson Freire era o som mais lindo de piano que você podia imaginar. Não tem som mais lindo do que o dele. Tem uma alma pura em cada som que ele produzia", diz.

"Ele tinha virtuosismo, e pianisticamente era o máximo. Nos últimos concertos de Nelson, aos 75 anos, em 2019, antes do acidente, ele atingiu o auge do nível pianístico internacional, com o qual todo pianista sonha", lembra a intérprete brasileira, criada na França. "Mas o mais importante era a pureza, a riqueza e a beleza incomensurável do som do Nelson Freire.

O Festival Internacional de Piano de la Roque d'Anthéron fica em cartaz até o dia 20 de agosto de 2022.