Topo

Mais de 650 migrantes foram interceptados no Mediterrâneo apenas neste fim de semana

15/08/2022 15h46

Mais de 650 migrantes, incluindo egípcios vindos da Líbia, foram resgatados no mar ou interceptados neste fim de semana pelas autoridades tunisianas enquanto tentavam chegar à Europa atravessando o Mediterrâneo, informaram nesta segunda-feira (15) fontes oficiais.

Um total de 657 pessoas, incluindo uma família tunisina com mulheres e crianças, foram salvas ou impedidas de sair da Tunísia entre sexta (12) e segunda-feira em 46 diferentes tentativas de emigração, de acordo com informações das autoridades marítimas e militares.

Durante a noite de domingo (14) para segunda-feira, "unidades da guarda marítima do norte, centro e litoral sul conseguiram frustrar dez tentativas de travessia da fronteira [marítima para Itália] e resgataram 156 pessoas", relata a Guarda Nacional tunisiana em um comunicado.

Entre esses 156 migrantes, as autoridades identificaram 102 cidadãos de países da África Subsaariana, sendo os outros 54 tunisianos. Na noite anterior, a Guarda Nacional afirmou ter "impedido 11 tentativas de emigração de, ao todo, 219 migrantes das costas central e sul do país", incluindo 113 cidadãos da África Subsaariana e a outra metade de tunisianos. As autoridades ainda acrescentaram terem apreendido 12 motores e 7 barcos, sem especificar o estado desses barcos.

A marinha militar, por sua vez, "resgatou 42 egípcios" no domingo em frente ao arquipélago de Kerkennah (centro-leste), que haviam deixado a costa da Líbia na noite anterior, declarou à AFP o porta-voz do Ministério da Defesa, Mohamed Zekri. Após o naufrágio do barco, eles se refugiaram em uma plataforma petrolífera a sudeste do arquipélago.

Mulheres e crianças

Além disso, durante a noite de sexta-feira para sábado (13), as forças de segurança impediram uma tentativa de saída da cidade Hammamet (centro-leste) de uma família de 15 pessoas de Kairouan (centro), incluindo cinco mulheres e quatro crianças.

De acordo com uma fonte de segurança entrevistada nesta segunda-feira pela rádio Mosaïque FM, eles gastaram cerca de 50 mil dinares (quase R$ 78 mil) para obter um barco, dois motores e coletes salva-vidas.

Na mesma noite, a Guarda Nacional informou ter interceptado 225 migrantes em 23 tentativas diferentes de diferentes pontos da costa tunisiana, sem especificar a origem dessas pessoas que tentavam a emigração.

A Tunísia está passando por uma grave crise política e econômica e conta atualmente cerca de 4 milhões de pessoas na linha da pobreza.

A Líbia está em uma situação forte instabilidade desde 2011, com milícias gerenciando o lucrativo tráfico de migrantes da África Subsaariana.

Crise e bom tempo

Na primavera e no verão, graças ao clima mais ameno, as tentativas de emigração ilegal para a Europa tendem a aumentar.

A Itália, cujo litoral fica a apenas 200 km da costa tunisiana, é um dos principais pontos de entrada de migrantes vindos do norte da África. Eles vêm principalmente da Tunísia e da Líbia, dois países fronteiriços de onde as partidas começaram a aumentar novamente nos últimos dois anos, após uma desaceleração durante a epidemia de Covid-19.

De acordo com a agência europeia Frontex, a rota do Mediterrâneo Central foi percorrida por mais de 42,5 mil migrantes entre janeiro e julho, um aumento de 44% em relação aos primeiros sete meses de 2021.

(Com informações da AFP)