Topo

Esse conteúdo é antigo

Israel anuncia restabelecimento completo de relações diplomáticas com a Turquia

Yair Lapid, primeiro-ministro de Israel - Gil Cohen-Magen/Pool via REUTERS
Yair Lapid, primeiro-ministro de Israel Imagem: Gil Cohen-Magen/Pool via REUTERS

17/08/2022 09h53

Israel anunciou nesta quarta-feira (17) a restauração completa das relações diplomáticas com a Turquia e o retorno dos embaixadores nos dois países. Apesar da reaproximação entre os dois países, a Turquia diz que "não abandonará a causa palestina".

"Não vamos abandonar a causa palestina", reagiu o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, em entrevista coletiva após o anúncio de Israel sobre o pleno restabelecimento das relações diplomáticas com Ancara.

Após anos de relações tensas entre as nações do Mediterrâneo, o primeiro-ministro israelense, Yair Lapid, confirmou a determinação de seu governo. "Foi decidido elevar mais uma vez o nível das relações entre os dois países para o de plenas relações diplomáticas e devolver embaixadores e cônsules gerais dos dois países", afirmou Lapid, em um comunicado. Ele também saudou o avanço diplomático como um "ativo importante para a estabilidade regional e uma notícia econômica muito importante para os cidadãos de Israel".

O governo israelense não detalhou imediatamente quando seu embaixador seria enviado para Ancara.

Histórico de relações tensas

O anúncio vem depois de meses de esforços bilaterais para melhorar as relações entre Israel e a Turquia. Os laços entre os dois países começaram a se desgastar em 2008, após uma operação militar israelense em Gaza. As relações ficaram congeladas após a morte de 10 civis em um ataque israelense ao navio turco Mavi Marmara, parte de uma flotilha que tentava romper um bloqueio para levar ajuda à Gaza, em 2010.

Um acordo de reconciliação, de 2016, que incluía o retorno dos embaixadores, praticamente entrou em colapso, entre 2018 e 2019, quando mais de 200 moradores de Gaza foram mortos a tiros pelas forças israelenses em protestos na fronteira. O episódio levou à convocação dos embaixadores de volta.

Visita do presidente de Israel marca nova fase

Durante uma visita histórica do presidente israelense Isaac Herzog a Ancara, em março deste ano, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, proclamou que a reunião era "um ponto de virada nas relações".

Isaac Herzog foi recebido por seu colega turco, após quatorze anos sem que um alto funcionário israelense visitasse a Turquia. O presidente turco dizia querer abrir "um novo caminho nas relações" entre os dois países, tendo como pano de fundo a cooperação energética e, em particular, um projeto de gasoduto no Mediterrâneo oriental.

O Estado judeu, por sua vez, esperava aliviar as tensões com seu grande vizinho regional.

(Com informações da AFP)