Topo

Cerca de 20 mil raios atingem a França em um novo dia de temporais no país

18/08/2022 08h09

O território francês foi castigado por fortes chuvas e ventos nesta semana. O serviço de meteorologia da França anunciou que o país registrou cerca de 20 mil raios apenas na quarta-feira (17).

Esse foi um dos dias com mais relâmpagos já registrados até hoje no país. A região da Provença-Alpes-Côte d'Azur teve a maior quantidades de trovões e cerca de 5 mil raios.

As imagens circularam nas redes sociais, junto com comentários assustados de internautas. "Um verdadeiro festival de raios", classificou um usuário do Twitter.

Chuvas torrenciais também atingiram o litoral sul da França em pouco tempo. Em um período de apenas uma hora, algumas localidades, como Saint-Sauveur-Camprieu, no sudoeste, registraram uma precipitação equivalente a um mês. No local 66,3 milímetros de chuva caíram - duas vezes acima da média de precipitação para um mês de agosto.

Ventos de mais de 100 km/h varreram o vale do Rhône, no sudeste. Na localidade de Saint-Chamond, no centro da França, foi registrado o recorde de velocidade de ventos, que chegaram a 131 km/h. 

Inundações e estragos

Esse foi o segundo dia de fortes temporais na França nesta semana. Na terça-feira (16), várias regiões do país já haviam sido castigadas, após uma brusca mudança de tempo.

Em Paris, chuvas torrenciais foram acompanhadas por ventos de 104 km/h, inundando várias áreas. Algumas estações de metrô ficaram debaixo d'água, com a chuva descendo pelas pelas escadarias como uma cachoeira.

Especialistas atribuem às mudanças climáticas o agravamento dos fenômenos chamados de "mediterrâneos", frequentes durante o verão na França.

Esses episódios são tempestades violentas causadas pelo encontro de uma massa de ar quente e úmida produzida pelo aquecimento das águas do Mar Mediterrâneo durante o verão com uma frente fria que chega do noroeste. A falta de vento pode bloquear as nuvens sobre uma determinada localidade, impedindo a chuva de se espalhar.