Topo

Tremor de terra de magnitude 4,8 é sentido na fronteira da França com a Suíça

10/09/2022 16h21

Um tremor de magnitude 4,8 foi registrado neste sábado (10) na fronteira entre a França e Suíça, de acordo com o Renass, organismo francês que controla a atividade sísmica. Ele foi sentido no nordeste do país e em parte da Suíça, mas não teria feito maiores estragos, segundo um porta-voz do corpo de bombeiros da região de Haut-Rhin, no leste da França.

Logo após o tremor, muitos moradores ligaram para os bombeiros que registraram um "pico" de telefonemas para o número de emergência, principalmente da região de Mulhouse, no leste francês.

Relacionadas

O terremoto não causou grandes estragos: apenas alguns prédios tiveram fissuras na cidade. De acordo com os primeiros dados do Renass, o fenômeno foi registrado às 17h58 no horário local, perto de Schlierbach, um vilarejo francês no sul de Mulhouse, na fronteira com a Suíça.

O epicentro foi localizado a cerca de 12 quilômetros de profundidade e o tremor foi sentido em várias regiões próximas da cidade francesa, algumas a 230 quilômetros de distância.

Em seu site, a Secretaria de Segurança Pública do Haut-Rhin escreveu que "os Alpes, a Provença, os Pirineus e a Alsácia (leste) são regiões onde a atividade sísmica é mais importante, principalmente no sul".

A região de Estrasburgo, no leste, já foi atingida por tremores em 2019 e 2021, mas por outro motivo: elesteriam sido provocados por perfurações no solo feitas pela empresa de geotermia Fonroche em Vendenheim, perto de Estrasburgo.

A responsabilidade da companhia, cuja atividade foi suspensa, foi estabelecida em um relatório publicado em maio de 2022.

Na Suíça, o tremor foi sentido no oeste no país e foi seguido de uma réplica de 2,7 de magnitude, menos de dez minutos depois. Bâle, na Suíça, foi destruída na idade média após um terremoto de 6,6 de magnitude.

(Com informações da AFP)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tremor de terra de magnitude 4,8 é sentido na fronteira da França com a Suíça - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias