Jogos Olímpicos Paris 2024 precisarão de agentes privados para garantir segurança

Na corrida contra o relógio para os preparativos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a segurança está entre as questões-chave do evento. Enquanto o Ministério francês do Interior pretende mobilizar cerca de 35 mil membros das forças de ordem, para garantir que tudo corra bem durante as provas, o setor de segurança privada pode entrar em campo para atender à demanda de pessoal.

Em uma nota revelada pela rádio Europe 1, o Serviço Central de Informação Territorial afirma estar preocupado com o setor de segurança a menos de um ano da Olimpíada.

Frente a este cenário, a capital francesa se apressa em recrutar para o segmento, em que candidatos são formados às pressas, criando o risco de pessoas infiltradas, alerta a edição do Le Figaro desta sexta-feira (1°).

Além disso, o setor enfrenta dificuldades para atrair novos profissionais. A baixa remuneração e o longo período de espera para se começar a atuar no mercado estariam entre os fatores que dificultam novas contratações.

Para acelerar o processo de recrutamento, desde o mês de junho é dada aos interessados uma formação mais rápida, permitindo uma licença de trabalho para a supervisão de grandes eventos, mas com validade apenas até setembro de 2025.

O jornal francês estima que pelo menos 20 mil agentes privados devem ser acionados para garantir a segurança em locais públicos durante os Jogos.

Alojamentos estudantis

As hospedagens para o evento, outra questão sensível dos preparativos, recebem a atenção do Le Parisien, que acompanha a batalha entre os alojamentos de estudantes e a organização dos Jogos.

Uma divisão estudantil do chamado Sindicato Solidaires iniciou um processo judicial contra a requisição de moradias de alunos durante o verão europeu de 2024 para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A demanda foi aceita pelo Tribunal Administrativo de Paris.

Continua após a publicidade

Os estudantes haviam recebido, no início de maio, um comunicado pedindo que eles disponibilizassem seus quartos para o evento esportivo. Um grande contrassenso legal, uma vez que a lei prevê a possibilidade de alugar estes alojamentos somente se estiverem desocupados.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.