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Rei da Dinamarca inaugura 1º trecho do maior túnel submerso do mar Báltico

21/06/2024 10h36

A pequena Rødby, que tem apenas 6 mil habitantes, a 160 quilômetros de distância da capital Copenhague, esteve em clima de festa na segunda-feira (17). Bandeiras da Dinamarca decoravam as ruas, e centenas de moradores aguardavam a chegada do rei Frederik X, que visitou o local para inaugurar o primeiro trecho do túnel submerso que vai conectar a Dinamarca a Alemanha em apenas 10 minutos.

Fernanda Melo Larsen, correspondente da RFI na Dinamarca 

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O trecho de concreto tem 217 metros de comprimento e pesa 78,5 mil toneladas, será submerso no lado dinamarquês ainda este ano. Nos próximos anos, serão unidos no fundo do mar outros 78 blocos de túnel e 10 elementos especiais de concreto.

Durante o evento o rei Frederik X inaugurou uma placa memorial que será instalada assim que o túnel for concluído, junto com a placa uma cápsula do tempo será vai ser enterrada. Dentro cápsula foram colocados pequenos pertences dos trabalhadores do túnel Fehmarnbelt e um pequeno pertence do rei da Dinamarca, que ele mesmo fez questão de colocar.

Segundo o Ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen, o túnel submerso deve custar mais de € 8 bilhões, algo em torno de R$ 46 bilhões, mas terá um retorno positivo para a economia europeia.

"O tráfego no túnel não é impactado por uma mudança no tempo, e fica aberto 24h, a Comissão Europeia afirmou que esse é um projeto importância para toda Europa", diz o ministro dos transportes Thomas Danielsen.

Canteiro de obras

A construção do túnel, que terá 18 km de extensão no fundo do mar Báltico, foi iniciada em 2021 e deve entrar em operação em 2029, quando o tempo de viagem entres os dois países será de apenas 10 minutos de carro ou sete minutos de trem.

Até lá, o maior canteiro de obras do norte da Europa conta com três mil empregados que trabalham numa área de um milhão de metros quadrados, que tem seis linhas de produção que funcionam em tempo integral.

O túnel está sendo construído simultaneamente na Alemanha e na Dinamarca e no meio será conectado com um elemento especial. O CEO da empresa estatal dinamarquesa responsável pela obra, lembrou que a Dinamarca tem experiencia em construir grandes projetos de infraestrutura como, por exemplo, a ponte que liga a Dinamarca a Suécia.

"Hoje é uma prova visível de quão longe chegamos. Este projeto se baseia na experiência do Grande Belt que liga a região da Zelandia à parte continental do país, e de Øresund que conecta Copenhague a Malmö na Suécia. O túnel Fehmarnbelt irá mostrar o caminho para muitos outros grandes projetos na Dinamarca e no resto do mundo", disse Mikkel Hemmingsen CEO da Sund & Belt.

H.M. Kong Frederik X indvier der første tunnelelement - droneoptagelser from Femern A/S on Vimeo.

Impacto ambiental

Para a construção do túnel estão sendo usados navios de remoção no fundo do mar, que resultará em 19 milhões de metros cúbicos de areia, pedra e solo, que vão ser transformados em uma estância balnear com três praias no lado dinamarquês do projeto e 73 mil árvores na chegada aos dois países.

Além disso, os trens que vão circular pelo túnel serão movidos a energia renovável. Para Emilie Juel-Helwig, diretora de sustentabilidade do túnel Fehmarnbelt, o projeto está centrado em minimizar o impacto ambiental da região.

"Quando nós começamos a construção do túnel é claro que ficamos preocupados com o meio ambiente e com as mudanças climáticas, por isso que essa construção está sendo feita para durar pelo menos por 120 anos, porque é necessário usar bastante concreto", ressaltou diretora de sustentabilidade da Sund & Belt.

H.M. Kong Frederik X indvier det første tunnelelement på Femern Bælt-projektet from Femern A/S on Vimeo.


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