Enredo do Salgueiro em homenagem ao povo Yanomami vence 3 prêmios de publicidade em Cannes

O enrendo 2024 "Hutukara" da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro, que faz homenagem ao povo indígena Yanomami, foi premiado no Cannes Lion 2024, considerado o "Oscar" da publicidade mundial na semana passada. Nesta terça-feira (25), o enredista do Salgueiro, Igor Ricardo, contou à RFI detalhes sobre o projeto.

"O processo de criação do enredo do Salgueiro 2024 foi bastante cuidadoso. Estávamos lidando com o povo Yanomami, tratando do sofrimento e da morte deste povo causados pelo desmatamento, pelo garimpo ilegal, em um momento bem delicado para eles. Estávamos lidando com uma cultura diferente e com o sentimento desse povo", detalha Igor. 

Inspirado no livro "A Queda do Céu" de Davi Kopenawa, líder Yanomami, "Hutukara" celebra a riqueza cultural desse povo amazônico que enfrenta graves ameaças em seu território. Igor Ricardo conta que teve contato direto com Kopenawa e que "Hutukara" surgiu de forma conjunta com o líder indígena.

Igor Ricardo revelou também que a sua pesquisa começou ainda em março de 2023, logo depois do Carnaval anterior. "A DM9 acompanhou e registrou todo o processo desde o desenvolvimento do enredo, a escolha do samba, a confecção das fantasias, bastidores da avenida e foram à aldeia Yanomami e filmaram crianças que não falam português cantando o samba do Salgueiro. Foi um material muito rico", explica o enredista sobre o material publicitário enviado pela agência aos críticos de Cannes, que receberam mais de mil inscrições.

 

O significado dos Leões de Bronze 

"Hutukara" levou três Leões de Bronze nas categorias Entretenimento, Entretenimento para Música e Artesanal do setor, onde a escola concorreu em parceria com a agência publicitária DM9.

"Nunca imaginei que um trabalho meu poderia virar um case para estar em um festival como o Cannes Lion, o Oscar da publicidade mundial (...) Foi uma surpresa e uma emoção muito grande. Foi uma criação de enredo que me mudou, mudou minha concepção de vida e de pensamento, me enriqueceu espiritual e mentalmente", celebra Igor Ricardo. 

Para o enredista é a coroação de um trabalho e um sinal de que está no caminho certo. "É como um sinal para mim: Igor continue suas pesquisas de forma cuidadosa, zelosa, você está no caminho certo. E para o Salgueiro é o reconhecimento mundial de uma marca", descreve Igor. 

Continua após a publicidade

 

 

 

No prêmio de publicidade, o Salgueiro concorreu com marcas como Apple, Amazon, Samsung, entre outros grandes nomes internacionais. No Cannes Lions 2024, as agências brasileiras de publicidade venceram 37 Leões, sendo 1 Grand Prix, 6 de Ouro, 10 de Prata e 20 de Bronze. 

Deixe seu comentário

Só para assinantes