Incêndio florestal perto de Atenas obriga moradores a deixarem suas casas às pressas

Os moradores de Varnava, um vilarejo perto de Atenas, tiveram que deixar suas casas às pressas na tarde deste domingo (11) para fugir de um incêndio florestal. Centenas de bombeiros tentam controlar o fogo, que avançou rapidamente e ganhou força graças aos ventos fortes que atravessam a Grécia e às altas temperaturas registradas no sul da Europa.

As autoridades mobilizaram 12 aviões com água para ajudar os mais de 250 bombeiros na luta contra o incêndio, que começou no início da tarde a cerca de 35 quilômetros ao norte de Atenas. Chamas de 25 metros de altura se propagaram rapidamente a atingiram o vilarejo de Varnava em menos de 10 minutos.

No final da tarde, uma espessa nuvem podia ser vista sobre alguns bairros da capital. O fenômeno era perceptível até no centro de Atenas, onde turistas se espantaram ao ver a fumaça como pano de fundo de monumentos como a Acrópole ou o Parlamento grego. Os bombeiros ordenaram a retirada da população de cinco zonas ameaçadas.

Várias outras regiões da Grécia foram colocadas em estado de alerta diante o risco de novos incêndios entre a noite deste domingo e segunda-feira (12)."Estamos nos preparando para uma semana muito difícil", disse Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa do Observatório de Atenas. "Se o incêndio em Varnava não for controlado durante a noite, teremos um problema amanhã", acrescentou.

Lagouvardos disse que, dadas as condições climáticas atuais, os incêndios poderiam ficar rapidamente fora de controle e ressaltou que ventos de até 90 quilômetros por hora já eram registrados em algumas áreas neste domingo.

A Grécia é palco de incêndios todos os anos, mas os fenômenos estão cada vez mais frequentes e intensos. Os especialistas associam os episódios aos efeitos das mudanças climáticas. 

Centenas de incêndio já foram registrados desde o início deste verão na Grécia, que começou em junho. O país anunciou ter vivido os meses de junho e julho mais quentes de sua história, após um inverno com temperaturas bem acima do habitual.

(Com agências)

Deixe seu comentário

Só para assinantes