Após Olimpíada, aumenta interesse de franceses por prática esportiva e fan zones continuam promovendo eventos
A França surfa na onda dos Jogos Olímpicos de Paris. Na contagem regressiva para a Paralimpíada, as fan zones e locais de competição se adaptam e oferecem uma extensa programação, enquanto o país vê crescer o interesse da população pela prática de esportes.
"A festa continua" é o título de uma matéria do jornal Le Parisien desta quinta-feira (15), que destaca as atividades propostas nas fan zones da capital francesa enquanto os Jogos Paralímpicos não começam. Até o dia 28 de agosto esses espaços de encontro e comemoração de torcedores, que reuniram dezenas de milhares de pessoas nas últimas semanas, ganham uma nova cara e atraem moradores e turistas.
No total, 26 fan zones promovem 230 atividades culturais e esportivas gratuitas, desde cinema ao ar livre a aulas de teatro, dança, bailes e modalidades olímpicas e paralímpicas. O Le Parisien destaca o curso de breakdance no jardim d'Eole, no 18° distrito, aulas de handebol nas Arenas de Lutèce, no 5° distrito, e de tênis de mesa na grande fan zone diante da Prefeitura de Paris.
Franceses viram fãs de triatlo
O site da emissora de rádio e TV Franceinfo traz uma matéria sobre o aumento do interesse dos franceses pelo triatlo. Até mesmo a qualidade duvidosa das águas do Rio Sena não assustou o público, entusiasmado com as duas medalhas na modalidade: o ouro de Cassandre Beaugrand e o bronze de Léo Bergère.
A Franceinfo destaca que a quantidade de praticantes de triatlo já vinha aumentando nas duas últimas décadas, quase quadruplicando a quantidade de esportistas. Nos anos 2000 eram cerca de 17 mil; atualmente são 65 mil. Também contribuem para esse fenômeno o grande número de eventos esportivos dedicados à modalidade, que congrega três dos esportes preferidos dos franceses: nadar, pedalar e correr, segundo Cédric Gosse, presidente da Federação Francesa de Triatlo.
O site do jornal 20 Minutes traz uma matéria sobre os lucros das lojas especializadas em material esportivo, graças aos Jogos Olímpicos, que incentivam as pessoas a praticar atividades físicas.
A rede Decathlon, uma das patrocinadoras oficiais de Paris 2024, registra um aumento na compra de equipamentos de modalidades que se tornaram populares nas duas semanas de evento. Entre eles, está o tênis de mesa, que atraiu um forte interesse com a boa performance dos irmãos Alexis e Félix Lebrun, e a esgrima, que viu os atletas subirem sete vezes no pódio durante as Olimpíadas.
Deixe seu comentário