Topo

Cufa escolhe Paris para primeira Expo Favela fora do Brasil com foco em periferias

25/10/2024 09h09

Fundada em 2022, a Expo Favela é pioneira na promoção e divulgação de startups originárias de favelas brasileiras. O evento é um ponto de encontro para empreendedores de favelas e investidores prontos para apoiar seus projetos. Mais de 3 mil projetos de favelados brasileiros foram apoiados desde o primeiro evento em 2022, com mais de € 50 milhões investidos. Em 2024, a feira atravessou o Atlântico e escolheu a França para sediar seu primeiro evento internacional voltado para periferias. 

Para ver a entrevista na íntegra, clique na imagem principal da matéria

Relacionadas

A Central Única das Favelas (Cufa), que há quase três décadas se impôs como a maior ONG de favelas brasileiras, escolheu a França para estrear sua primeira edição internacional. "A Cufa, Central Única das Favelas, é uma instituição que começou no Rio de Janeiro há mais de 20 anos e hoje ela está fazendo um processo de expansão que começou em 2015", explica Marcus Vinícius, diretor da ONG.

"Hoje, ela está presente em mais de 49 países ao redor do mundo e um deles é justamente aqui em Paris, a Cufa França. A gente percebeu que era um movimento importante fazer uma feira que fosse capaz de conectar aquelas ideias, aqueles empreendedores, aquelas pequenas empresas que estão na favela, que têm boas ideias, têm bons propósitos, mas que às vezes precisam de um investimento para conseguir alavancar o seu produto e crescer ainda mais", explica.

Conectando mundos

"Como a gente conecta a favela e o asfalto? Como a gente poderia conectar esse empreendedor com grandes investidores que têm dinheiro e estão buscando novas ideias? Novos projetos?", questiona Marcus Vinícius.

"O evento em 2022 começou em São Paulo, foi um grande sucesso, com vários negócios fechados em 2023. Ele cresce por causa do sucesso de 2022, que deixou de ser um projeto que acontece em São Paulo e foi para 25 estados no Brasil, como Amapá, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, com uma grande final com os melhores empreendedores que estiveram em cada estado, que aconteceu em São Paulo. E o sucesso novamente foi tão grande que a gente está repetindo esse feito agora em 27 estados do Brasil, mas também começando essa primeira edição internacional em Paris", sublinha o diretor.

Nascido na favela do Jacarezinho e diplomado pela prestigiosa Escola de Belas Artes de Paris, Daniel Nicolaevsky assina a direção artística da Expo Favela 2024. "A Karina Tavares, diretora da Cufa França, me fez esse convite há um ano para trabalhar nesse projeto e eu pensei em todo o aspecto de como a periferia é sempre muito estigmatizada no mundo inteiro", detalhou. "Nós estamos aqui em Paris, uma grande metrópole, a 'cidade-luz', mas até na cidade-luz ainda existe esse preconceito muito grande com todos aqueles que moram nas periferias", ressaltou. 

Leia tambémO Dia da Favela celebra "este povo de luta", diz diretora da Central Única das Favelas na França

Da periferia para o centro

O carioca coloca em pauta a questão da dificuldade da mobilidade urbana. "Como é que a periferia ela vem para o centro, né? Isso a gente vê em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Nova Iorque, qualquer lugar onde tem muitos imigrantes, muitas pessoas racializadas. Então eu peguei esse conceito da dificuldade de mobilidade e planejei uma grande Torre Eiffel feita de pneus, que estará na entrada da Expo Favela Paris, para mostrar que Paris não é só a Torre Eiffel, Paris não é só o brilho, mas Paris também é muita força", diz o artista brasileiro.

"Trabalhamos com a Casa 93, uma organização de moda solidária que nasceu no Rio de Janeiro, no [Morro do] Vidigal, através de uma francesa, a Nadine, que está aqui na França. Só mulheres pretas da periferia que trabalharam comigo levantando peso, furando pneu, cortando pneu para fazer essa instalação de quatro metros de altura e todos os painéis de sinalização são feitos através da sinalização das marginais [périphériques, em francês], que é essa grande roda que dá a volta em Paris. Esse anel viário que dá o acesso, mas que às vezes também tira o acesso da periferia para o centro", explica Nicolaevsky.

A Expo Favela 2024 acontece nos dias 25 e 26 de outubro, confira mais informações no quadro abaixo:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cufa escolhe Paris para primeira Expo Favela fora do Brasil com foco em periferias - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias