Quem é o 'Capitão Canadá', que surpreendeu ao taxar Trump e o enfureceu

Na segunda-feira, o primeiro-ministro da província canadense de Ontário, Doug Ford, que agora vem sendo chamado de "Capitão Canadá", anunciou a introdução de uma sobretaxa sobre as exportações de eletricidade para três estados norte-americanos. Em sua rede social Truth Social, um Donald Trump furioso acusou o Canadá de abusar das tarifas. Esse é mais um episódio da guerra comercial entre o Canadá e os Estados Unidos.

Um milhão e meio de empresas e residências norte-americanas foram afetadas por esse aumento de 25% nas tarifas alfandegárias sobre a eletricidade fornecida por Ontário ao estado de Nova York, Michigan e Minnesota. Isso trará cerca de 280.000 dolares canadenses para a província.

Esse é o dinheiro que Doug Ford pretende usar para ajudar as empresas e os trabalhadores afetados pela atual turbulência econômica. O primeiro-ministro da província mais rica e populosa do Canadá avisou que poderia ir ainda mais longe, simplesmente cortando a energia dos Estados Unidos.

Doug Ford quer forçar Donald Trump a abandonar sua ideia de aumentar as tarifas de uma vez por todas. As vacilações do líder norte-americano estão causando o "caos", diz o canadense.

Doug Ford é o favorito para ganhar a eleição para premiê de Ontário
Doug Ford é o favorito para ganhar a eleição para premiê de Ontário Imagem: Divulgação

Doug Ford rasgou contrato assinado com Musk

Esta não é a primeira vez que Doug Ford ataca o presidente norte-americano, apesar de ter saudado sua eleição. Desde o momento em que Trump começou a atacar os interesses canadenses, o primeiro-ministro de Ontário escolheu o caminho mais difícil.

Doug Ford rasgou o contrato de quase US$ 100 milhões assinado com a empresa de Elon Musk, Starlink, que deveria fornecer internet rápida para áreas remotas de Ontário.

Ele também retirou o álcool norte-americano das lojas do governo e baniu as empresas norte-americanas das licitações públicas. Essa atitude, que Ford exibiu prontamente na mídia, inclusive nos canais de notícias norte-americanos 24 horas, lhe rendeu o apelido de "Capitão Canadá" e também permitiu que ele ganhasse um terceiro mandato consecutivo no final de fevereiro.

Continua após a publicidade

Estrategista astuto, Ford convocou uma eleição antecipada.

Por sua vez, Donald Trump colocou outra peça na máquina nesta terça-feira (11). As tarifas sobre o aço e o alumínio canadenses, que devem entrar em vigor na quarta-feira, serão de 50% em vez de 25%. No início de abril, os carros canadenses serão taxados.

"A única coisa sensata" que o país deve fazer é se tornar o '51º estado americano', reiterou o presidente dos EUA.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.