"Cheiro de queimado": Boeing da Air France que fazia trajeto Paris-São Paulo realiza pouso de emergência em Bordeaux

Um Boeing 777-300ER da companhia aérea Air France, que fazia a rota entre Paris e São Paulo na manhã desta segunda-feira (16), precisou fazer um pouso de emergência em Bordeaux, no oeste da França. Um cheiro de queimado foi sentido na cabine da aeronave que transportava mais de 250 passageiros. 

O avião decolou do aeroporto Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, às 10h23 (5h23 pelo horário de Brasília), com a previsão de realizar um trajeto de 12 horas, segundo o site Flightradar. No entanto, cerca de duas horas depois a aeronave teve de realizar um pouso de emergência no aeroporto de Bordeaux-Mérignac. 

O Boeing contava com 252 passageiros a bordo, além de três pilotos e 13 membros da tripulação. O pouso foi realizado com sucesso e todos desembarcaram ilesos da aeronave.

Contatada pelas mídias francesas, a Air France indicou que a mudança de trajeto se deu devido a um odor suspeito, de "queimado", vindo da cabine e percebido pelos passageiros. Neste momento, o aparelho voava a cerca de nove mil metros de altitude sobre o oceano Atlântico e à 900 km/h. Uma mensagem de "Mayday" chegou a ser emitida e o Boeing sobrevoou a baixa altitude o estuário de Arcachon, algo incomum para esse tipo de aeronave.

Princípio de precaução

Em comunicado, a Air France indicou que o comandante de bordo tomou a decisão de realizar um pouso de emergência "aplicando o princípio de precaução". O código de emergência 7700 foi acionado no transponder, sinalizando o alerta.

Os passageiros serão levados de volta na noite desta segunda-feira para o aeroporto de Paris Charles de Gaulle, ou terão hospedagem organizada antes de um novo embarque para São Paulo, programado para a manhã de 17 de junho, reiterou a companhia.  

"Os clientes foram atendidos pelas equipes comerciais da Air France na escala, que lhes ofereceram assistência e soluções de remanejamento o mais rápido possível", salientou o informe. "Lamentamos os transtornos causados por esta situação e reafirmamos que a segurança dos clientes e dos voos é uma prioridade absoluta", conclui o comunicado da Air France transmitido às mídias francesas.

Segundo pouso de emergência hoje

Esse foi o segundo pouso de emergência de um Boeing registrado nesta segunda-feira. Mais cedo, um 787-8 Dreamliner da companhia aérea Air India com destino a Nova Délhi e proveniente de Hong Kong teve que retornar ao seu ponto de partida, por medida de segurança, depois da detecção de um problema técnico.

Continua após a publicidade

Há quatro dias, um Boeing do mesmo modelo que se dirigia à Londres, no Reino Unido, caiu em Ahmedabad, deixando ao menos 279 mortos. Essa é considerada a pior tragédia aérea desde 2014.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.