Não há previsão de retorno de avião com corpos de militares, diz FAB

Do UOL Notícias Em São Paulo

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com as urnas funerárias destinadas aos militares brasileiros que faleceram no Haiti decolou da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na tarde deste sábado (16). De acordo com a FAB, aeronave ainda não pousou em Porto Príncipe e não há previsão de retorno para o Brasil com os corpos dos militares do que faleceram no terremoto.

Outro avião da aeronáutica, que estava em Boa Vista, pousou no Haiti às 17h30 de hoje carregado com toneladas suprimentos para os militares que estão no país. Uma segunda aeronave - com 15 toneladas de água, alimentos e equipamentos de comunicação - está na República Dominicana e deve pousar no Haiti em breve.

Até agora, FAB já lançou dez missões de apoio às vítimas do terremoto no Haiti. Desde a última quarta-feira (13), mais de 100 toneladas de água, alimentos, remédios, material de resgate e equipamentos para a instalação do hospital de campanha já foram enviados para Porto Príncipe.

Hospital de campanha
O Ministério da Defesa informou neste sábado (16), através de nota oficial que a Força Aérea Brasileira (FAB) começou a instalar hoje o hospital móvel para atender as vítimas do terremoto no Haiti. O hospital tem capacidade para realizar cirurgias e fazer o socorro de pacientes em estado grave.

Segundo a Aeronáutica, trabalham no hospital de campanha 48 militares das áreas de medicina, enfermagem, farmácia e odontologia. O hospital é dividido em 17 módulos, entre eles centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), sala de raio-X, laboratório e ambulatórios.

O Hospital de Campanha da Aeronáutica, com capacidade para atender 400 pessoas por dia, está sendo instalado ao lado da base brasileira General Bacelar, em Porto Príncipe, a dez quilômetros do centro da capital.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos