Obama, Bush e Clinton lançam campanha de ajuda ao Haiti

Alister Bull Da Reuters Em Washington

O presidente norte-americano Barack Obama, acompanhado por seus predecessores George W. Bush e Bill Clinton, disse neste sábado que os dois ex-presidentes vão liderar a iniciativa norte-americana para levantar fundos e ajudar os sobreviventes do terremoto do Haiti.

"Unidos dessa maneira, esses dois líderes mandam uma mensagem inequívoca às pessoas do Haiti e às pessoas do mundo. Nessas horas difíceis, a América permanece unida. Nós estamos unidos com as pessoas do Haiti", disse Obama.

Autoridades haitianas acreditam que cerca de 200 mil pessoas morreram no terremoto que devastou o país caribenho, o que gerou uma reação humanitária mundial enquanto as equipes de resgate correm contra o tempo para salvar as pessoas que ainda estão presas nos escombros.

Obama, que prometeu uma quantia inicial de 100 milhões de dólares em ajuda ao país caribenho, conta com a ajuda do democrata Bill Clinton, enviado especial das Nações Unidas ao Haiti, e do ex-presidente republicano George W. Bush para liderar a campanha de obtenção de fundos no setor privado.

Obama disse que Clinton e Bush lançaram o Clinton Bush Haiti Fund, e orientou os norte-americanos a visitar o site www.clintonbushhaitifund.org e doar dinheiro, porque o Haiti enfrenta um longo caminho para a recuperação.

"Nós também sabemos que nosso esforço de longo prazo não será medido em dias ou semanas, ele será medido em meses ou até mesmo em anos. E essa é a razão pela qual é tão importante aumentar e sustentar a ajuda do povo americano", disse ele.

"Mande dinheiro, não cobertores", diz Bush

Bush, que falou logo depois de Obama, disse que ele a ex-primeira-dama Laura Bush ficaram profundamente entristecidos com as cenas de horror e morte do Haiti.

"A forma mais eficiente dos americanos ajudarem as pessoas do Haiti é contribuir com dinheiro... Eu conheço muitas pessoas que mandam cobertores ou água. Mandem logo o seu dinheiro", disse ele.

"Uma das coisas que o presidente Clinton e eu garantimos é que o dinheiro de vocês será gasto de forma sábia."

Foi a primeira visita de Bush à Casa Branca desde que ele deixou a presidência dos EUA, há quase um ano, para voltar a sua casa no Texas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos