Corpo do 18º militar brasileiro morto no Haiti chega a Brasília

Do UOL Notícias* Em São Paulo

O corpo do major Márcio Guimarães Martins, o 18º militar brasileiro encontrado morto no terremoto do Haiti, chegou à Base Aérea de Brasília nesta quinta-feia (21) e será homenageado com os demais colegas vítimas da tragédia, em cerimônia marcada para hoje à tarde, segundo informações do Comando do Exército.

Veja como ajudar as vítimas da tragédia no Haiti



Depois da cerimônia os corpos dos militares serão levados em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para serem sepultados nas cidades de origem.

Em nota, o Comando informa que nas homenagens os militares mortos serão condecorados com a Medalha do Pacificador com Palma e receberão a Promoção post mortem. A medalha, segundo o Exército, é concedida aos militares brasileiros "que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida".

Intérpretes ajudam profissionais de saúde

  • As frases em português e creole de intérpretes voluntários têm colaborado para que pacientes possam contar sua dor



A Promoção post mortem é concedida ao militar que, em pleno serviço, morre em consequência de ferimentos recebidos em campanha ou na manutenção da ordem pública, ou em virtude de acidente em serviço.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (Brasília) do dia 12 e teve epicentro a 15 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe.

O Exército brasileiro informou que 18 militares do país que participavam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

Entre os civis, a médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti, e uma mulher cuja família não permitiu a divulgação do nome foram mortos no tremor, aumentando para 21 o número total de vítimas brasileiras.


*Com informações da Agência Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos