Topo

Carvalho afasta "momento tenso" com base e diz que crise está superada

Yvna Sousa

21/03/2012 13h24

Quase duas semanas após admitir que o governo vivia um "momento tenso" com a base aliada no Congresso Nacional, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, declarou nesta quarta-feira que a crise está superada.

"Isso está superado. Está tudo ótimo, tudo bem. As coisas estão numa dinâmica muito normal", disse o ministro, após participar da abertura de seminário no Palácio do Planalto sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A presidente Dilma Rousseff tem enfrentado retaliações dos partidos aliados no Congresso, com parlamentares insatisfeitos com a demora na nomeação de cargos do segundo escalão e na liberação de emendas, alegando falta de interlocução com o governo.

Carvalho tinha admitido as relações tensas, dizendo ainda que o governo precisaria "ter muita tranquilidade" para dialogar com as legendas insatisfeitas. Na ocasião, ele afirmou que o governo não precisava "sair rasgando as roupas de preocupação".

A crise resultou na troca dos líderes do governo na Câmara e no Senado. Dilma substituiu Cândido Vaccarezza (PT-SP) e Romero Jucá (PMDB-RR) pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Em um sinal de trégua, na terça-feira o Senado aprovou por unanimidade a Política de Defesa Civil.