Topo

AGU defende que Senado faça divulgação nominal de salários

Bruno Peres

Em Brasília

28/08/2012 21h04

A Advocacia Geral da União (AGU) anunciou na noite desta terça-feira (28) ter solicitado à Justiça Federal que o Senado Federal divulgue nominalmente o salário de seus servidores, em atendimento à chamada Lei de Acesso à Informação.

De acordo com comunicado da AGU, foi ajuizado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) um pedido de suspensão de liminar e um agravo contra a decisão da 7ª Vara Federal do Distrito Federal que permitiu a omissão dos nomes dos servidores do Senado Federal na divulgação, na internet, dos salários.

A Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1) argumentou que a divulgação dos salários pagos aos servidores públicos federais constitui direito de qualquer cidadão, a quem cabe acompanhar e ajudar a fiscalizar os gastos públicos.

A AGU também alegou que a decisão que evitou a divulgação dos salários de forma individualizada, favorável a um pedido do Sindicado dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis)", invade a competência administrativa dos Poderes da República, violando o princípio de separação dos poderes".