Topo

Gilberto Carvalho descarta volta de Lula em 2014

Gilberto Carvalho descarta volta de Lula em 2014 - Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Gilberto Carvalho descarta volta de Lula em 2014 Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

09/07/2013 18h17

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, descartou, nesta terça-feira (9), a possibilidade de o PT tentar trazer de volta ao Poder o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso a presidente Dilma Rousseff não consiga recuperar a popularidade nas pesquisas.

"Eu, que sou amigo pessoal do Lula, sei que ele aposta no governo da presidente Dilma. Quem já viveu aqui nesse palácio, como eu estou vivendo há 11 anos, já viu o balão subir e descer tantas vezes, então, tem que ficar muito sereno", disse o ministro, que desde o início do governo trabalha no núcleo do Palácio do Planalto. "Ele [Lula] não tem nenhuma pretensão, nenhuma vontade de voltar. O que ele aposta é na vitória da presidente Dilma", acrescentou.

Gilberto Carvalho lembrou a crise política vivida pelo PT em 2005, em meio ao escândalo do mensalão, e quando, segundo ele, era "proclamado por vários editorialistas que o governo Lula tinha acabado e não teria reeleição".

O ministro afirmou que a orientação da presidente diante da crise política atual é de busca por resultados, semelhante à orientação dada por Lula em 2005, quando o então presidente orientou sua equipe a "não dar tanta importância à bolha política". "Tem que ter muita serenidade agora", disse o ministro.

Popularidade

Carvalho reconheceu que houve uma queda significativa na popularidade da presidente Dilma em pesquisas de avaliação recentes, mas afirmou que o governo trabalha com a perspectiva de que, em até seis meses ? caso a economia consiga se recuperar conforme pretende o governo ?, "o quadro será bem diferente", sobretudo com a reação da presidente Dilma à onda de protestos que ocupou as ruas do país no último mês. "Não fomos insensíveis àquilo que as ruas disseram", afirmou ele.

Conforme revelou o Valor nesta terça, Lula tem ouvido, nos últimos meses, queixas de empresários, petistas e aliados quanto à postura da presidente.

As reclamações vão da condução da economia à articulação política, passando pela maneira como Dilma trata ministros, assessores e políticos aliados. Assim, com a finalidade de salvar o projeto político do PT, o ex-presidente poderia se apresentar para a disputa presidencial caso a presidente Dilma não consiga recuperar a popularidade.

Questionado se o ex-presidente Lula ainda seria um "reserva no banco" do time petista ? expressão usada pelo próprio ministro ? Carvalho disse que "a titular está muito bem". "É um reserva que não foi chamado", disse o ministro.