Cetesb multa Copersucar em R$ 193 mil por incêndio ocorrido em Santos
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou a Copersucar em 10.000 Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESPs), o correspondente a R$ 193,7 mil, em virtude do lançamento de efluentes líquidos e de resíduos de açúcar, no canal do Porto de Santos (SP). O terminal portuário da Copersucar, a maior trading de açúcar e etanol do mundo, foi acometido no dia 18 de outubro por um incêndio de grandes proporções que paralisaram os embarques de açúcar da empresa.
Segundo a Cetesb, os resíduos lançados foram provenientes das ações de controle realizadas em função do incêndio. O acidente causou a poluição das águas dos estuários e impactos ambientais, como a mortandade de peixes, crustáceos e répteis, conforme conclusão das análises de laboratório. Elas atestaram que a calda formada pela queima do açúcar e as baixas concentrações de oxigênio na água foram as responsáveis pela morte dos organismos aquáticos.
Além da penalidade, a Cetesb fez exigências que devem ser cumpridas de imediato pela Copersucar. Entre elas, a execução de varrição de pisos internos e externos da área portuária atingida pelo incêndio, limpeza e lavagem das galerias e caixas pluviais. Ainda, a Copersucar terá que dar uma destinação adequada a todos os resíduos gerados no local, e adequar os sistemas de drenagens e recolhimento de águas residuárias do terminal portuário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.