UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

23/07/2001 - 23h44
Brasil perde para Honduras e é eliminado da Copa América

Lello Lopes
Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira deu outro vexame na noite desta segunda-feira. Jogando em Manizales, o time de Luiz Felipe Scolari perdeu por 2 a 0 de Honduras e foi eliminado nas quartas-de-final da Copa América.

Com a vitória sobre o Brasil, Honduras torna-se a sensação do torneio. A seleção da América Central só aceitou disputar a Copa América na véspera do início da competição, após a desistência da Argentina.

Nas semifinais, Honduras irá enfrentar a Colômbia, que eliminou a seleção do Peru nesta segunda-feira, com uma vitória de 3 a 0. O jogo está marcado para a quinta-feira.

Esta foi a primeira derrota do Brasil para Honduras. Nas três vezes anteriores, a seleção brasileira havia conseguido duas vitórias e um empate.

O jogo
Mais uma vez a seleção brasileira começou a partida jogando muito mal. Denílson, destaque da vitória sobre o Paraguai, começou o jogo como titular, mas passou todo o primeiro tempo apagado.

O primeiro lance de perigo do Brasil aconteceu aos 3min, com Guilherme. O atacante do Atlético-MG caiu na área, mas o árbitro paraguaio Ubaldo Aquino mandou a jogada seguir.

Aos 9min, o meia Alex chutou de longe e o goleiro Valladares se atrapalhou para fazer a defesa. Quatro minutos depois foi a fez de Denílson tentar o gol, mas a bola passou à esquerda do gol hondurenho.

Honduras só chegou com perigo ao gol brasileiro aos 27min. O meia León fez uma grande jogada e obrigou o goleiro Marcos a fazer uma boa defesa.

Aos 30min, Denílson driblou um zagueiro hondurenho e concluiu mal. Na finalização, o jogador do Bétis chutou por sobre o gol. Aos 37min, Alex desperdiçou outra chance, após pegar um rebote na área.

No segundo tempo, Felipão tirou Luisão e Alex para colocar Juninho Pernambucano e Juninho Paulista. Com isso, mudou o esquema tático: 3-5-2 para o 4-4-2.

Logo no primeiro minuto, a mudança pareceu dar resultado: Juninho Paulista fez ótima jogada e quase marcou o gol. Dois minutos depois, o mesmo Juninho chutou e o goleiro Valladares fez a defesa.

Aos 12min, Honduras chegou ao gol que abriu caminho para a classificação às semifinais. León fez boa jogada na direita e cruzou. Martinez se antecipou ao goleiro Marcos e tocou de cabeça. A bola bateu na trave e em Belletti antes de entrar.

O gol desestabilizou completamente a seleção brasileira. Com isso, a seleção hondurenha passou a controlar o jogo.

Aos 17min, os hondurenhos marcaram novamente. Entretanto, o trio de arbitragem decidiu anular o tento, indicando que a bola saiu no cruzamento para a área.

O Brasil não conseguia chegar ao gol hondurenho e ainda corria risco nos contra-ataques. Aos 29min, Cris falhou e León quase marcou para Honduras.

Nos últimos minutos, a seleção brasileira foi no desespero para o ataque, mas não conseguiu marcar. A maior chance aconteceu aos 40min, quando Guilherme, Jardel e Belletti perderam a oportunidade para colocar a bola dentro do gol.

Com a equipe inteira no ataque, a seleção brasileira ficou vulnerável aos contra-golpes de Honduras. E, aos 48min, exatamente num contra-ataque, Martinez marcou o segundo gol hondurenho, selando a vitória da equipe.

BRASIL
Marcos; Juan, Luisão (Juninho Pernambucano) e Cris; Belletti, Emerson, Eduardo Costa (Jardel), Alex (Juninho Paulista) e Júnior; Denílson e Guilherme
Técnico: Luiz Felipe Scolari

HONDURAS
Valladares; Caballero, Medona e Carcamo; Pérez, Rodriguez, León (Aguirre), Turcios (Rodriguez), Guevara e Garcia; Martinez
Técnico: Ramón Madariaga

Local: estádio Palo Grande, em Manizales (COL)
Árbitro: Ubaldo Aquino (PAR)
Cartões Amarelos: Eduardo Costa e Júnior (B); Martinez e Medina (H)
Cartões Vermelhos: Emerson (B) e Carcamo (H)
Gols: Martinez (H), aos 12min e 48min do segundo tempo

Clique aqui para ver série de páginas especiais da Copa América, com notícias, foto, classificação e resultados dos grupos e mais.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA