UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

23/02/2004 - 04h13
Salgueiro traz garra, tradição e Dercy Gonçalves

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Acadêmicos do Salgueiro inaugurou os desfiles das escolas grandes, aquelas com chance de ganhar um título deste ano. Fez uma apresentação tecnicamente correta na madrugada de segunda-feira, onde os destaques foram a garra dos 4.000 integrantes e a quase eterna Dercy Gonçalves.

A musa das musas, segundo a faixa que a atriz carregava no peito, mostrou que Xuxa não é a única loira capaz de levantar a praça da Apoteose no Rio de Janeiro. Mostrou as pernas como se tivesse 20 anos e não perdeu nenhuma oportunidade de soltar seus famosos palavrões.

"Fiz tudo isso pelo meu povo. Tenho certeza que é a última vez. Aos 97 anos essa é a última vez. Desfilei porra, pqp*", disse ela após descer do carro alegórico que a carregou sentada pela avenida.

O Salgueiro também caiu na armadilha dos sambas longos e complicados. A diferença positiva foi que o refrão --acompanhado de palmas pelos integrantes-- provocou um efeito especial. Além disso, a música foi cantada de forma contagiante por todos os integrantes.

As alas coreografadas mostraram uma escola na qual os membros da comunidade salgueirense participam mais que os turistas.

Essa força, aliada a ala das baianas, é a que faz uma grande escola. Elas, que são uma tradição nas verdadeiras campeãs, foram outro destaque do desfile.

A fantasia composta de saia dourada com um cinturão de veludo vermelho e pluma brancas e pretas deu às baianas do Salgueiro a sofisticação e a autoridade que elas merecem por sua história.

Diante de um desfile competente e contagiante, até mesmo a mangueirense Gisele Bundchen soube se render ao poder do Salgueiro na avenida.

(Por Mario Andrada e Silva)

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA