UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

23/02/2004 - 09h26
Portela fecha desfile no Rio como uma das favoritas da 1 noite

Por Vanessa Stelzer e Denise Luna

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Portela reeditou o enredo "Lendas e Mistérios da Amazônia," campeão do Carnaval do Rio de Janeiro de 1970, e colocou-se como uma das favoritas, junto a Mangueira e Grande Rio, da primeira noite de desfiles. Com um refrão contagiante, talvez o mais da noite, a escola embalou uma apresentação luxuosa e animada.

A ala de frente veio prestigiada com portelenses consagrados, como Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Paulo da Viola.

Os carros alegóricos representaram as lendas da Amazônia, como o nascimento da vitória-régia por causa do castigo a uma índia, o saci-pererê, a paixão entre o sol e a lua e o boto cor-de-rosa, que trouxe um carro cheio de mulheres grávidas simbolizando a lenda de que o boto vira homem.

Apesar do horário -a escola entrou com o dia claro-e da platéia reduzida após o desfile da Mangueira, os passistas da Portela mantiveram o ânimo durante todo o percurso da Sapucaí, cantando e dançando a coreografia do refrão "esquindô lá, lá, esquindô lê, lê, olha só quem vem lá, é o saci-pererê."

A escola apostou em bonecos que se mexiam para adornar os carros alegóricos, e no verde e azul para as fantasias, uma combinação de cores que garantiu um tom luxuoso, como na roupa do primeiro casal de porta-bandeira e mestre-sala. As cores representavam a água e a floresta da região.

Uma das alas que chamou a atenção foi a do beija-flor: bailarinas vestidas de azul apresentavam uma delicada coreografia.

O primeiro carro alegórico trouxe a tradicional águia da Portela, que desta vez veio dourada e berrando mais do que nunca. Índias e animais completavam a alegoria. No segundo carro, uma fonte de água se formava com as lágrimas da índia que virou vitória-régia.

Para fechar o desfile, o símbolo da escola voltou à avenida, em um carro alegórico que representou a floresta amazônica.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA