UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

21/06/2004 - 16h58
PETA propõe que pessoas corram no lugar de touros em Pamplona

Nova York, 21 jun (EFE).- A organização Pessoas a favor de um Tratamento Ético aos Animais (PETA) iniciou uma nova campanha para eliminar as tradicionais corridas de touros de Pamplona (Espanha) e substituí-las por uma "corrida de pessoas".

Esta organização, segundo informa em seu site na Internet, considera que "as touradas não têm nada em comum com a cultura", pois representam um "cruel e sangrento esporte no qual os touros não têm chance de escapar".

Denuncia além disso que os "touros recebem doses de laxantes e drogas antes de entrar nas praças", e que "é aplicado petróleo em seus olhos para dificultar a visão".

A organização dirigiu suas críticas para Pamplona, capital da região de Navarra, por causa das corridas que acontecem em julho, durante as festas de San Fermín.

Nessas corridas, os animais são soltos em um cercado que atravessa a cidade até a praça de touros, e no caminho são perseguidos por milhares de pessoas de pessoas.

Através do seu site, a PETA convocou seus simpatizantes a ir a Pamplona durante as festas e participar, em 5 de julho, de uma "Corrida Humana", na qual muitos participarão sem roupa.

No dia 7 de julho -festa de San Fermín-, os manifestantes se concentrarão no interior da praça de touros para, no meio da corrida, exibir cartazes de protesto.

Como em outras ocasiões, a PETA enviou cartas de protesto à prefeita de Pamplona, Yolanda Barcina, e ao diretor da Casa de Misericórdia, que organiza as corridas, Jesús Vicente Cía Garza.

Uma das personalidades que já enviou carta de protesto à prefeita, segundo a PETA, é a vocalista do grupo de rock Pretenders, Chrissie Hynde.

Ela pede que se transforme "bárbara corrida de touros" em uma "corrida humana", ou seja, uma "prova alegre, exclusivamente para seres humanos e de participação voluntária".

"Com a corrida humana, todos ganham. O desejo das pessoas de participar torna o evento um acontecimento do qual todos podem se orgulhar e aproveitar", indica a carta.

No entanto, a corrida de touros é um "ato de crueldade" que pertence "aos tempos medievais e está muito longe de ser uma atividade condizente com o século XXI".

Em 2001, a organização defensora dos animais informou que Penélope Cruz havia enviado uma carta similar à prefeita de Pamplona, fato desmentido pela atriz espanhola.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA