UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

21/10/2004 - 11h00
Leite materno refrigerado perde benefícios, diz estudo

LONDRES (Reuters) - Refrigerar ou congelar leite materno por mais de 48 horas reduz os benefícios do produto, que é importante principalmente para bebês prematuros, afirmou um estudo divulgado na quinta-feira.

Uma nova pesquisa feita por cientistas nos Estados Unidos mostrou que o leite materno refrigerado tem um teor antioxidante menor que o leite materno fresco ou que a fórmula para bebês.

"Descobrimos que o leite humano fresco tem capacidade antioxidante mais alta e que diminui conforme o tempo de armazenagem", disse o professor Thomas Hegyi, do Robert Wood Johnson Medical School em New Brunswick, Nova Jersey.

Antioxidantes são moléculas que funcionam para reduzir os danos provocados nas células e ao DNA por radicais livres -- partículas encontradas no meio ambiente e produzidas por processos no corpo.

As vitaminas A, E, C e o beta-caroteno, precursor da vitamina A, e o mineral selênio são antioxidantes. As frutas e vegetais também são boas fontes de antioxidantes.

Acredita-se que bebês prematuros precisem mais de antioxidantes do que os nascidos no tempo normal, porque eles costumam sofrer infecções, passam por transfusões de sangue e nutrição intravenosa.

Hegyi e sua equipe testaram a capacidade de antioxidantes de cinco marcas de leite em pó, de leite materno fresco e de leite materno armazenado por 48 horas e por sete dias.

Em relação aos antioxidantentes, o leite fresco teve o melhor desempenho. Os níveis de antioxidantes permaneceram iguais no leite em pó refrigerado ou congelado.

No leite materno, quanto mais tempo o produto foi armazenado e quanto menor a temperatura, mais caíram os níveis de antioxidantes.

"Para preservar a atividade antioxidante do leite humano, o tempo de armazenamento deveria se limitar a 48 horas. A refrigeração é melhor que o congelamento e o descongelamento", acrescentou Hegyi em um relatório publicado no Archives of Disease in Childhood.

(Por Patricia Reaney)

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA