UOL Notícias Notícias
 

03/01/2005 - 18h03

Tornado atinge Criciúma, destelha casas e causa blecaute

Da Redação
Guto Kuerten/Folha Imagem
Casa atingida pelo tornado

Um tornado atingiu a cidade de Criciúma (SC) na tarde desta segunda-feira, causando ferimentos em algumas pessoas e estragos em seis bairros. Uma mulher, cujo nome não foi divulgado pelas autoridades locais, morreu de infarto na hora do tornado.

Os ventos se intensificaram por volta de 14h30, configurando-se um tornado (acima de 75 km/h) aproximadamente às 15h15, e duraram pouco mais de meia hora. A estação meteorológica da cidade (cerca de 200 km ao sul de Florianópolis e 180 mil habitantes) estava em manutenção e não pôde registar a velocidade exata dos ventos.

"Pelos estragos que causou, com certeza ultrapassaram os 100 km/h", afirmou a meteorologista Marilene de Lima, da Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometereologia de Santa Catarina).

Foram afetados os bairros Metropol, Pinheirinho, Rio Maina, Mina União, Santa Luzia e Vila Manaus. Houve, principalmente, destelhamentos, e a queda de torres de energia elétrica causou blecaute. Cerca de 80 casas foram atingidas, segundo Sérgio Becke, coordenador de defesa civil da prefeitura.

Segundo Marilene de Lima, o órgão estadual não possui recursos para prever esses fenômenos com antecedência. "Os tornados são formados muito rapidamente, em questão de minutos, e duram pouco tempo. São razoavelmente comuns na região da serra catarinense, mas costumam atingir mais a área rural", disse a meteorologista.

A previsão do tempo na região é de chuva moderada para esta terça-feira. O vento nordeste deverá ser de fraco a moderado, com rajadas.

Catarina

O ciclone que atingiu o litoral sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, na madrugada de 27 de março do ano passado, causou a morte de quatro pessoas e deixou cerca de 15 mil desabrigados.

Os prejuízos somaram cerca de R$ 1 bilhão, com aproximadamente 37 mil casas danificadas nos dois Estados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,74
    3,852
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h20

    0,65
    86.977,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host
    Guto Kuerten/Folha Imagem