UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

17/05/2005 - 19h54
Celulares nos EUA receberão alerta de desaparecimento de crianças

Washington, 17 mai (EFE).- Os usuários de telefones celulares nos Estados Unidos poderão receber mensagens de texto quando a polícia divulgar um alerta chamado de Amber, usado no país para comunicar o desaparecimento de um menor, informaram executivos nesta terça-feira.

"As pessoas querem ajudar na luta contra os crimes com crianças como vítimas. Agora, terão em sua mão uma ferramenta para isso", disse Steve Largent, presidente da Associação de Telecomunicações Celulares e Internet (CTIA).

O serviço estará disponível em todos os estados do país e é gratuito para os clientes da maioria das principais empresas de telefonia celular.

De acordo com as estatísticas do Departamento de Justiça, quando uma criança é seqüestrada, as três primeiras horas são as mais importantes para recuperá-la viva.

O termo em inglês "Amber" foi formado com as inicias das palavras "Difusão da resposta de emergência de desaparecidos da América". O sistema foi criado em 1997, quando as emissoras de rádio e televisão de Dallas-Fort Worth (Texas) se uniram à polícia local para estabelecer um sistema de alarme rápido com o objetivo de buscar crianças seqüestradas.

O programa "Alerta Amber" estendeu-se rapidamente ao resto do país e faz referência ao caso de Amber Hagerman, uma menina de nove anos seqüestrada e assassinada em Arlington (Texas).

Quando a polícia emite um alerta Amber, os avisos são divulgados por rádio, televisão e painéis de notícias nas ruas e estradas, de modo que o público possa cooperar rapidamente na localização de veículos ou pessoas suspeitas.

"As empresas de telefonia celular e o Centro Nacional para Crianças Perdidas e Exploradas formaram uma sociedade que emitirá alertas Amber" pelos telefones celulares, acrescentou Largent.

"Esta iniciativa ajudará 182 milhões de usuários de telefones celulares a contribuir na busca por menores seqüestrados", disse.

O executivo explicou que, a partir de hoje, qualquer pessoa que tiver um serviço de telefonia celular com mensagens de texto e cuja empresa participe da iniciativa pode se registrar para receber essas mensagens.

Mais de 200 crianças foram recuperadas com sucesso como resultado direto dos alertas Amber, segundo Ernie Allen, do Centro Nacional para Crianças Perdidas e Exploradas.

"Para mim e meus colegas, é uma grande satisfação quando vemos que crianças seqüestrados reencontram suas famílias", acrescentou.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA