UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

13/07/2005 - 12h06
Operação da PF faz busca na Daslu e detém proprietária

SÃO PAULO, 14 de julho (Reuters) - Agentes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal e da Receita Federal fizeram uma busca nesta manhã de quarta-feira na sede da Daslu, maior loja de artigos de luxo do Brasil, em São Paulo, que está sob suspeita de envolvimento em crimes de sonegação fiscal e contrabando, informou polícia.

Folha Imagem 
Empresária Eliana Tranchesi, uma das donas da Daslu
Quatro pessoas foram detidas e levadas para a sede da PF, no bairro da Lapa, incluindo uma das proprietárias da loja, Eliana Tranchesi, que estava em sua mansão no Morumbi. Também foram detidos seu irmão, que é sócio do empreendimento, e outros dois executivos, informou a assessoria de imprensa do Ministério Público.

Eles são acusados de formação de quadrilha, sonegação fiscal, falsificação de documentos e contrabando.

"A gente só queria dizer que a Daslu vai colaborar", disse à Reuters por telefone a assessora de imprensa da loja, Fabiana Pastore. "Vamos fornecer todas as informações que forem necessárias. (...) Estamos colaborando da melhor forma possível."

Segundo o procurador da República Matheus Baraudi Magnani, que participava da ação na sede da loja na manhã desta quarta-feira, a fraude acontecia há pelo menos 10 meses e a empresa teria deixado de recolher aos cofres da Receita pelo menos 10 milhões de dólares.

Ele descartou qualquer envolvimento nas fraudes da filha do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que trabalha na Daslu como uma das vendedoras, conhecidas como "dasluzetes". Magnani também descartou inicialmente qualquer ligação das grifes famosas que vendem seus produtos na loja com o esquema.

Para o procurador, uma das operações fraudulentas acontecia por meio de uma empresa com sede nos Estados Unidos.

Caio Guatelli/Folha Imagem 
Policiais federais fazem operação na sede da Daslu
Na sede da loja, um prédio de quatro andares e 17 mil metros quadrados localizado junto à Marginal Pinheiros, um dos portões estava tomado pela imprensa, com jornalistas, fotógrafos e redes de televisão.

Por outro portão, os clientes entravam normalmente, conforme contou uma funcionária que não quis ter seu nome revelado. "Tem movimento (de clientes) na loja e ela deve permanecer aberta", disse.

Investigação
A assessoria da PF explicou que as investigações começaram há seis meses com a apuração de fraude de importação no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A busca, da qual participam 250 agentes federais, faz parte da "Operação Narciso", que está acontecendo ao mesmo tempo em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, informou a PF em comunicado.

O objetivo da operação é apurar subfaturamento de mercadorias importadas e a conseqüente sonegação de tributos de importação e de IPI, imposto sobre produtos industrializados.

Agência de Notícias da Polícia Federal 
Auditores da Receita Federal examinam documentos da Daslu em São Paulo
Além dos quatro mandados de prisão temporária em São Paulo, foram emitidos outros 33 de busca e apreensão nos quatro Estados.

Segundo a PF, a suposta quadrilha formada pelos integrantes detidos da Daslu criava empresas no exterior para emissão de faturas comerciais para a compra de produtos. Em seguida, essas faturas eram substituídas no Brasil por outras de menor valor.

A nova sede da Daslu foi inaugurada em 8 de junho e reúne as principais marcas de luxo do mundo, como Chanel, Prada e Armani, além de comercializar outros artigos de alto padrão, como helicópteros, lanchas e carros importados.


Leia mais sobre a Daslu:
Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA