PARIS (Reuters) - Ao comentar os acontecimentos recentes do cenário político brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que "o Brasil não merece o que está acontecendo. Merece coisa muito melhor".
O comentário foi feito, durante visita oficial à França, a um jornalista da Band News. Na saída de uma exposição de arte e cultura brasileira em Paris, o repórter perguntou ao presidente se ele não estava chateado com os acontecimentos no país.
Lula cumprimentou os jornalistas brasileiros na saída, mas acrescentou que não faria declarações.
Ao ser abordado a caminho do carro, porém, falou com o jornalista de TV. Respondeu primeiro a uma questão sobre se estaria mais feliz estando na França do que no Brasil. "A recepção me agradou muito", disse ele, segundo o jornalista. Na sequência, respondeu a questão sobre se estava chateado.
O repórter perguntou ainda sobre o noticiário envolvendo seu filho Fábio Luiz Lula da Silva, cuja empresa de games, a GameCorp, recebeu uma capitalização da Telemar. Lula dirigiu-se ao seu carro sem responder a esta pergunta.
Mais cedo, o presidente participou das comemorações da Revolução Francesa na praça da Bastilha, onde se sentou ao lado do presidente francês Jacques Chirac.
O presidente incluiu em sua agenda na França, que termina na sexta-feira, um encontro com o François Hollander, secretário-geral do Partido Socialista Francês, maior legenda de oposição do país, informou o assessor de assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.
(Por Ricardo Amaral)